26 março 2012

Terremoto de 7,1 graus atinge cidade no Chile

Um terremoto de 7,1 graus foi registrado próximo à cidade de Talca, no Chile, por volta das 19h37 (horário de Fortaleza). O epicentro do abalo sísmico foi registrado há 34,8 km de profundidade.

Há poucas informações de vítimas ou danos, apenas o registro oficial de um ferido e da falta de energia em algumas cidades vizinhas. Um alerta de tsunami chegou a ser acionado, mas foi cancelado após dados da Marinha chilena.

Talca (distante 219 km de Santiago, onde o tremor também foi sentido) é capital da província chilena de Malca e tem uma população estimada de 238 mil habitantes (pouco inferior a de Juazeiro do Norte).  O terremoto também foi sentido durante o clássico chileno Colo-Colo versus Cobreloa.

O tremor foi medido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e é o maior do planeta nos últimos seis dias. No entanto, as medições do Serviço Sismológico Nacional (SSN) do Chile contestam essa estimativa e situam o abalo em 6,8 graus.

Caso se confirme a medição norte-americana, o terremoto em Talca, teve magnitude próxima a do abalo que atingiu o Haiti em janeiro de 2010 e matou mais de 200 mil pessoas

Fonte VerdesMares.Globo.com