14 março 2012

Estudo aponta que consumo excessivo de carne pode elevar riscos de câncer

Estudo aponta que consumo excessivo de carne pode elevar riscos de câncer. Imagem: Beto Novaes/EM/D.A Press/Arquivo
Na busca pelas origens do câncer, muitos alimentos já foram vilanizados. Em 2007, por exemplo, até mesmo o tomate, com fama de ser saudável e ter efeitos antioxidantes, foi objeto de um estudo que o acusava de causador de tumores. Agora, chegou a vez da carne vermelha sentar no banco dos réus. Uma pesquisa norte-americana encontrou relações entre o consumo excessivo do alimento e a incidência de câncer. Para os fãs de um belo churrasco que já se sentem inclinados a desconfiar do resultado, aí vai uma notícia ainda pior: a tese foi defendida por uma das universidades de mais prestígio no mundo, Harvard, nos Estados Unidos.

Os números são substanciosos. Os cientistas observaram os estilos de vida e hábitos alimentares de 37.689 homens e 83.644 mulheres durante 28 anos. Nesse período, 23.926 dos voluntários morreram — 9.464 devido a algum tipo de câncer. Quando excluíram outros fatores que poderiam influenciar os resultados (como o consumo de cigarros, o histórico familiar e a idade), os pesquisadores concluíram que havia fortes indícios de que o consumo excessivo de carne vermelha aumentava as chances de alguém morrer precocemente como vítima de tumores malignos. O quadro ficava ainda pior quando a carne escolhida era processada (como hambúrgueres e bacon).

Três perguntas para An Pan, bioquímico da Universidade de Harvard

Há um grande volume de estudos que acusam este ou aquele alimento de causar câncer. É possível que todo alimento aumente as chances de desenvolver tumores? Ou seja, que a resposta não esteja no que comemos mas quanto comemos?

É verdade que nenhuma comida é maligna em si mesma e que qualquer alimento em excesso pode não ser bom à saúde. Contudo, em geral, pratos recheados de vegetais e legumes, com pouca carne e mais alimentos naturais do que processados tendem a ser mais seguros.

Qual é o consumo ideal de carne vermelha ao dia?

Neste momento não há ainda um consenso a respeito disso. Mas eu aconselharia um máximo de meio bife ao dia (ou três bifes por semana) de carne vermelha não processada - carne industrializada deve ser evitada completamente. E, se possível, a substituição do alimento por outras fontes de proteína, como peixes, nozes e legumes.

O que ainda é necessário entender para eliminar todas as comidas que causam câncer da nossa dieta?

Precisamos compreender quais são as alternativas saudáveis (não basta apenas proibir) e porque as pessoas continuam insistindo em comer alimentos processados. Também temos que descobrir como tornar as comidas saudáveis mais baratas, sustentáveis e acessíveis.

Fonte Pernambuco.com