31 outubro 2011

Paris: encontro inter-religioso pela paz

Paris (RV) - "Vimos aqui para dizer que as nossas religiões querem ser promotoras de paz" – foi o que disse o Arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois, durante o encontro inter-religioso pela paz realizado, nesta quinta-feira, na capital francesa, com os líderes religiosos desse país. Estiveram presentes cristãos, judeus, muçulmanos e budistas, membros da Conferência de Representantes dos Cultos na França.

Em seu pronunciamento, o purpurado sublinhou que a paz corre perigo se as religiões forem excluídas do âmbito social. "As religiões existem, relacionam-se umas com as outras e têm algo a dizer a todos. Esse encontro mostra o diálogo real entre as religiões de nosso país, vivido também nas comunidades locais" – frisou o Arcebispo de Paris.

Depois do Cardeal Vingt-Trois, tomaram a palavra o Presidente da Federação Protestante da França, Pastor Claude Baty, e o Grão-Rabino, Gilles Bernheim, que ressaltou: "o diálogo inter-religioso é um ato religioso. A experiência que nós fazemos em nossa religião, nos abre a um mistério do qual não temos propriedade exclusiva".

A seguir, a palavra passou a Anouar Kbibech que em nome dos muçulmanos na França recordou o histórico encontro, em Assis, em 1986, e as palavras proferidas por João Paulo II aos jovens muçulmanos em Casablanca, Marrocos, em 1985: "Esta abertura ao outro, no respeito das diversidades, deve estar na base de toda relação humana".

Depois do expoente do budismo francês, tomou a palavra Mario Giro da Comunidade Romana de Santo Egídio que promoveu o evento junto com a Arquidiocese de Paris. "Aqui em Paris, a França pluralista se reuniu com os líderes religiosos para falar com audácia ao coração humano sobre um caminho novo e possível para sair do medo e viver juntos" - disse ele. (MJ)
Fonte Rádio VaticanaNota: Tire suas conclusões...