27 setembro 2011

Uma lição para o tempo presente

A cidade de Joplin, no sudoeste de Missouri (EUA), ainda se recupera de um devastador tornado que atingiu a localidade no último dia 22 de maio. Além do saldo devastador de 159 mortos e mais de mil feridos, a tragédia deixa para a posteridade uma nova metodologia de prevenção contra catástrofes naturais.

O tornado foi o mais devastador dos Estados Unidos nos últimos 60 anos, e custou mais de um bilhão de dólares de prejuízo (cifra que ainda deve aumentar). O número de vítimas, no entanto, poderia ser menor se toda a população da cidade tivesse reagido imediatamente ao ouvir a sirene. Devido à sua localização geográfica, a cidade de Joplin é constantemente alertada com a sirene, mas às vezes tudo não passa de alarme falso.

Com o tempo, as pessoas foram deixando de tomar providências imediatas. Quando o tornado foi devastador, nem todos estavam preparados. Isso foi comprovado por um estudo do Departamento de Climatologia de Detroit (EUA), com entrevistas a 100 moradores da região. A maioria realmente esperou a sirene tocar novamente para se convencer da necessidade de procurar abrigo, mas para alguns isso aconteceu tarde demais. O desafio, portanto, está em melhorar o sistema de aviso de tornados. Assim, se a sirene tocar é porque o caso é realmente grave.

Em curto prazo, uma medida já está sendo estudada. Como a dificuldade está em avaliar a seriedade de cada tornado, os cientistas pretendem fazer com que as campainhas toquem em volumes diferentes. Se o tornado for uma vaga ameaça, a sirene toca fracamente, apenas para alertar as pessoas. Se o risco de tornado devastador for eminente, ela toca no volume máximo, para que todos corram se abrigar imediatamente.

No campo da tecnologia, as medidas incluem melhorar a comunicação por rádio entre os habitantes e desenvolver radares mais potentes. Em ambos os casos, no entanto, a finalidade é a mesma: evitar que o excesso de alarmes falsos torne a pessoa mais relaxada consigo mesmo e com sua família, e não aja rapidamente quando a natureza bater à porta. [OurAmazingPlanet]

Fonte Hypescience

Nota: Muitos perderam bens, saúde e até a vida por não dar importância à sirene que avisava da chegada do Tornado. Não seria isso uma advertência para todos nós adventistas? O que está em jogo é algo muito mais valioso do que tudo isso, é a vida eterna.

Alguns dados são relevantes neste artigo, vejamos:

1. Acharam que poderia ser alarme falso

Muitos entre nós, quando veem ou ouvem apelos de pregadores falando dos sinais que estão a acontecer no planeta dizem que estão sendo sensacionalistas e que não devemos dar tanta importância assim a esses eventos, pois isso sempre aconteceu no passado e Jesus não voltou, portanto, afirmam que não deve ser levados em consideração.

2. Devido a constantes falsos alarmes, muitos foram deixando de tomar providências imediatas

Muitos falsos cristos e falsos profetas tem se levantado neste mundo, isso tem provocado grande incredulidade. Muitas datas têm sido marcadas para o fim do mundo e nada tem acontecido. Devemos tomar cuidado para que isso tudo não faça desfalecer a nossa fé e a nossa vigilância. É evidente que não devemos marcar datas, isso é incoerente e anti-bíblico, mas conhecer os tempos e sinais que antecedem os eventos proféticos, isso devemos e é nossa obrigação conhecer e dar o alerta.

3. Aguardaram um segundo aviso

Deus tem enviado vários, um após o outro e mesmo assim estamos dormindo.

4. O segundo aviso demorou

Não podemos esperar que Deus apareça nos céus e clame por nossa preparação. Ele está fazendo isso agora. A cada evento na natureza, na sociedade, na política e na religião é um aviso de que este mundo está enchendo a taça da ira de Deus.

Apelo a cada leitor que avalie a sua vida e que reflita sobre tudo isso.

Hilton Bastos