20 setembro 2011

Série de terremotos na Guatemala deixa três mortos

CIDADE DA GUATEMALA - Uma série de cinco terremotos de média intensidade deixou pelo menos três mortos e mais de 10 feridos na Guatemala, além de provocar danos no estado de Santa Rosa, localizado no sudeste do país, onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas.

O presidente Alvaro Colom declarou "alerta laranja" na região, que significa perigo e pede que a população do local se mantenha em alerta. Desta forma, as autoridades de Santa Rosa suspenderam as atividades escolares e trabalhistas.

A Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred) informou, por meio de um comunicado oficial, que os hospitais guatemaltecos se encontram em "alerta amarelo", de prevenção, para poder atender as demandas causadas pelo terremoto.

O diretor do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (INSIVUMEH) do país, Eddy Sánchez, informou que o primeiro abalo foi registrado às 11h59 (14h59 no horário de Brasília) da tarde de ontem enquanto o último se deu às 14h (17h no horário de Brasília).

Desde julho o estado de Santa Rosa já registrou cerca de 40 mil micro-tremores e 68 abalos sísmicos. Os últimos terremotos, que puderem ser sentidos em El Salvador ontem, ocorreram durante a temporada de chuvas no país, que já deixou milhares de habitantes sem casa. (ANSA)



Fonte DCI