06 outubro 2010

Papa quer religiões unidas em favor da paz

Bento XVI enviou mensagem ao encontro internacional promovido pela Comunidade de Santo Egídio
Bento XVI considera que as religiões têm um “papel decisivo” na promoção da paz, desejando um esforço conjunto para promover a dignidade de todos os seres humanos.

"Num tempo difícil de crises e conflitos, intensificados pelo fenómeno cada vez mais extenso da globalização, as religiões são chamadas a realizar a sua especial vocação de serviço à paz e à convivência", afirma uma mensagem assinada, em nome de Bento XVI, pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

A missiva foi apresentada no encontro internacional de oração pela paz, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, que decorreu na cidade de Barcelona, entre 3 e 5 de Outubro.

A iniciativa, que reuniu representantes de várias religiões e da sociedade civil, teve como tema “Viver juntos num tempo de crise. Família dos povos, família de Deus”.

Para o Papa, todos os povos “precisam de inspirar-se e apoiar-se sobre o fundamento comum dos valores espirituais e éticos".

"Reconhecendo em Deus a fonte da existência de cada homem, as religiões ajudam a sociedade inteira a promover a dignidade inviolável de todo ser humano", afirma a mensagem de Bento XVI.

Num balanço do encontro de Barcelona, o presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, admitiu que “o nosso é um tempo difícil, no qual os discursos perderam força e capacidade de atracção”.

Este responsável considera que “a grande vocação da Europa é construir uma casa comum, onde cada um leva os seus valores e identidade”.

A Comunidade de Sant’Egídio tem promovido, ao longo dos últimos 25 anos, uma “peregrinação de diálogo e de paz” em várias cidades europeias e do Mediterrâneo, incluindo Lisboa, em 2000.

Fonte Agência Ecclesia

Nota: "Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão." I Tes. 5:3.