16 setembro 2010

Resgate de mineiros no Chile pode demorar menos do que o previsto

Os responsáveis pelas operações informaram nesta quinta-feira que falta escavar pouco mais de 200 metros para chegar até o local onde os trabalhadores estão isolados

Soterrados desde 5 de agosto, os 33 trabalhadores da Mina de San José, no Chile, podem ser resgatados antes do previsto pelas autoridades chilenas. Os responsáveis pelas operações informaram nesta quinta-feira (16) que falta escavar pouco mais de 200 metros para chegar até o local onde os mineiros estão isolados. Os trabalhadores estão a 700 metros de profundidade. O trabalho conjunto de duas máquinas perfuradoras acelerou a escavação.

As máquinas Strata 950 e T-130, que têm potências diferentes, estão acionadas de forma ininterrupta. O terceiro equipamento, usado em petrolíferas, deve ser acionado ainda nesta quinta. Os técnicos concluíram na quarta-feira (15) a construção de uma plataforma própria que sustente o uso desta última máquina.

As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN. Na semana passada, uma das máquinas parou por problemas técnicos, gerando angústia, temor e revolta entre trabalhadores soterrados e as famílias.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, designou o ministro da Saúde para acalmar os parentes e os mineiros. Porém, ele manteve a previsão inicial de resgaste em três a quatro meses. As autoridades pensaram até em usar dinamites para acelerar as operações. A proposta era entrar por uma chaminé, usando o explosivo. Mas a alternativa foi descartada por causa do risco de novos desabamentos.

Em um mês e 11 dias que estão soterrados, os mineiros transformaram o local onde estão em uma verdadeira comunidade com tarefas bem divididas – limpeza, alimentação, saúde, comunicação e segurança. Foram gravados dois vídeos que as autoridades chilenas divulgaram, nos quais os trabalhadores mostram o cotidiano deles e mandam mensagens para as famílias.

Com ajuda da Agência Espacial dos Estados Unidos (a Nasa), as autoridades chilenas mantêm os mineiros sob rigoroso monitoramento. A preocupação maior é com a saúde física e mental deles. Alguns trabalhadores apresentaram depressão.

Fonte Abril.com

Nota: A Igreja Adventista do Sétimo Dia começou uma corrente de oração pelos mineiros no Chile através do tuitaço, realizado na última semana. O objetivo era pedi a Deus que o tempo de resgate fosse reduzido. Esta notícia nos mostra o quanto Deus ouve as orações de Seus filhos. Obrigado Senhor! Vamos continuar orando, pois Deus tem maravilhas para fazer em favor de Seus filhos.