21 setembro 2010

Na ONU, Ahmadinejad pede ‘nova ordem mundial’

Presidente rejeita capitalismo e busca ‘governo baseado na mentalidade divina’

Após inúmeras provas de tirania como o caso de Sakineh Mohamadi Ashtiani, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu nesta terça-feira o estabelecimento de uma "nova ordem mundial" na próxima década. Em declaração feita em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral da ONU, ele rejeitou o capitalismo e defendeu um "governo justo e imparcial, baseado na mentalidade divina".

Segundo um texto do discurso divulgado posteriormente pelas Nações Unidas, Ahmadinejad acusou o capitalismo liberal e as multinacionais de causar o sofrimento de um incontável número de mulheres, homens e crianças no mundo todo. "As estruturas injustas e pouco democráticas das instituições internacionais, políticas e financeiras mundiais estão por trás da maioria das desgraças da humanidade", afirmou.

O presidente pediu a todos, então, que retornassem à “mentalidade divina, a nossa verdadeira natureza, da qual o homem foi criado, e ao governo justo e imparcial". "Agora que a ordem discriminatória do capitalismo e os enfoques hegemônicos afrontam sua derrota e se aproximam do fim, é essencial sustentar relações justas e prósperas", afirmou o líder iraniano em seu discurso na cúpula da ONU.

O discurso do presidente iraniano no plenário da cúpula foi acidentado: em diversas ocasiões, intérpretes das Nações Unidas advertiram que a fala traduzida não condizia com as palavras pronunciadas por Ahmadinejad. Os últimos minutos do discurso do presidente iraniano não contaram com tradução simultânea.

O objetivo da reunião, que se estende até quarta-feira, é revisar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e tentar acelerar o cumprimento dos compromissos em favor do desenvolvimento adotados pela comunidade há dez anos.

Tirania - O caso de Sakineh Mohamadi Ashtiani, condenada à morte no Irã por adultério, é só mais uma das inúmeras provas da tirania do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad. Combinação de fanático religioso e populista, ele costuma chocar o mundo com suas ameaças verbais e demonstrações de força. Alguns dos principais alvos de sua retórica agressiva são Israel e os Estados Unidos.

Recentemente, Ahmadinejad chegou a dizer que prevê uma ação militar americana contra “pelo menos dois países” do Oriente Médio nos próximos meses. As relações entre seu governo e a Casa Branca são marcadas por momentos de tensão, sobretudo pela insistência de Ahmadinejad dar sequência ao programa nuclear iraniano.

O Irã também provoca os Estados Unidos fornecendo armas e explosivos para ser usados contra as tropas americanas no Iraque. Por fim, confronta as Nações Unidas, que querem que Teerã permita a inspeção internacional em suas instalações nucleares e suspenda o enriquecimento de urânio, material que pode ser usado numa arma nuclear.

Fonte Veja online

Nota: Esse não é só o desejo de Ahmadinejad. Muitos outros líderes mundiais estão fazendo o mesmo apelo, principalmente mediante a tantos problemas que o mundo enfrenta. E podemos ter certeza que a Nova Ordem Mundial estará ligada a alguma "divindade".