10 junho 2010

'Americanos estão mais preocupados com o clima'

Nos Estados Unidos, depois da explosão da plataforma Deepwater Horizon, só se fala nas responsabilidades e obrigações das empresas petrolíferas, mas - ou talvez por isso mesmo - uma nova pesquisa de opinião indica que as mudanças no clima também preocupam os americanos cada vez mais.

Desde janeiro, a percepção de que o aquecimento global é um problema real subiu quatro pontos percentuais, para 61%, enquanto a percepção de que o problema é consequência das atividades humanas subiu três pontos, para 50%.

Os resultados devem fazer pensar os senadores americanos que votam nesta semana uma resolução para derrubar a regulamentação do dióxido de carbono pela agência ambiental americana, a EPA.

Na pesquisa, realizada por pesquisadores das universidades de Yale e George Mason, o número de americanos que considera o aquecimento global uma questão importante pessoalmente também aumentou cinco pontos, passando a 63%.

Diante da maior catástrofe ambiental da História do país, os americanos também mostram uma preocupação cada vez maior com o uso de energias renováveis: a parcela que acredita que energias limpas deveriam ser uma prioridade do governo subiu 11 pontos desde janeiro, para 71%.

Já a porção de americanos que gostaria de ver o aquecimento global como prioridade máxima do presidente Barack Obama subiu um pouco menos: seis pontos, para 44%. [mais subiu]

Outro resultado da pesquisa que pode servir de recado aos negociadores americanos atualmente discutindo um acordo sobre o clima em Bonn, na Alemanha, foi o aumento na proporção dos que querem que os Estados Unidos se comprometam em médio e longo prazo a combater o aquecimento global.

O número subiu sete pontos percentuais, chegando a 69% dos americanos, segundo a pesquisa das universidades.

Até o fim da semana, tanto senadores do Congresso americano quanto negociadores em Bonn deverão chegar às suas conclusões. Se essa pesquisa de opinião serve de bússola para as expectativas dos Estados Unidos sobre os seus governantes, há motivos para otimismo.

Mas servirá mesmo? E mais: se servir, estarão os governantes sintonizados com o povo?

Fonte BBC Brasil

Nota: A mídia tem feito seu trabalho. Embora tenham sido divulgadas algumas informações que colocam em xeque a veracidade dos dados do setor de pesquisas da ONU para o clima, elas não surtiram efeito nos americanos. Isso mostra que estamos muito perto de um desfecho final para este mundo.