11 maio 2010

Tornados deixam pelo menos cinco mortos nos EUA

Tempestades atingiram no fim da noite de ontem o centro-sul dos Estados Unidos, matando cinco pessoas e deixando dezenas de feridos. Foram registrados vários tornados nos Estados de Oklahoma e Kansas, conforme as tempestades passavam pela região. Dezenas de milhares de pessoas tiveram suas casas danificadas e ficaram sem energia.

"Eu e as crianças entramos no closet e rezamos", contou Jamie Keyes, de Norman, uma cidade do subúrbio onde está sediada a Universidade de Oklahoma. "Eu ouvi um silvo. Foi como se algo estivesse assobiando muito alto."

Um porta-voz do Departamento de Gerenciamento de Emergências informou que duas pessoas morreram em Oklahoma City e três no condado de Cleveland, ao sul da cidade. Funcionários de Oklahoma City disseram que os mortos eram um menino, atingido por escombros em sua casa, e um homem cujo veículo foi arremessado para cima dele. Os detalhes da morte no condado de Cleveland não estavam disponíveis.

Funcionários informaram também que pelo menos 58 outras pessoas se feriram, duas delas em estado grave. Em Norman, maior cidade do condado de Cleveland, com 106 mil habitantes, Tim Tegeler conferia os prejuízos em suas janelas, no ar-condicionado e na cerca de sua casa. A família dele se refugiou na lavanderia, enquanto a tempestade passava.

Em Seminole, 95 quilômetros a leste de Oklahoma City, pelo menos duas casas foram destruídas pelo tornado, segundo o diretor do Escritório de Gerenciamento de Emergências, Ernie Willis. O aeroporto dessa cidade sofreu sérios danos e vários aviões foram destruídos, informou ele.

A leste de Oklahoma City, a destruição levou autoridades a fechar a Interstate 40, uma importante rodovia que liga o leste e o oeste da região. O Departamento de Gerenciamento de Emergências de Oklahoma informou que mais de 65 mil casas e negócios estavam sem energia.

Em Kansas, os piores danos ocorreram em Belmont. Diversas casas foram atingidas na cidade de Topeka, a leste, e houve também cortes de energia. Não há, porém, informações sobre feridos nesse Estado.

Na região de Oklahoma City, três tempestades se formaram na tarde de ontem. Elas passaram por uma área onde vivem 1,2 milhão de pessoas. O Centro de Previsão de Tempestades em Norman havia previsto os tornados, notando a mistura de ventos, calor e umidade na atmosfera. Um tornado tocou o solo perto do prédio central do campus da Universidade de Oklahoma. Não há informações sobre danos na instituição de ensino.

Fonte O Estadão