15 abril 2010

Tufão devasta e mata na Índia

Fenômeno provocou pelo menos 116 mortes, derrubou árvores e destruiu 51 mil residênciasRajadas de vento acima de 160 km/h varreram milhares de casas em condições precárias de construção no nordeste da Índia e noroeste de Bangladesh. O fenômeno, definido como tufão, deixou pelo menos 116 mortos e centenas de feridos, muitos em estado grave, na noite de terça-feira pelo horário local (manhã de ontem no Brasil).

Três Estados indianos foram atingidos: Assam, Bihar e Bengala Ocidental. O fenômeno (veja quadro ao lado) demoliu quase 50 mil residências improvisadas neste último Estado e mais de mil em Bihar. Foram 114 mortes no território indiano e pelo menos duas em Bangladesh.

Imagens de TV mostravam árvores derrubadas em meio a favelas e telhados precários levados pelo vento. A polícia e equipes de resgate recolheram 38 corpos em Bengala Ocidental, informou o responsável pela Defesa Civil desse Estado, Srikumar Mukherjee. Pelo menos outras 72 pessoas foram mortas em Bihar e quatro em Assam.

De acordo com Mukherjee, a situação é “muito grave” e os danos, consideráveis, porque a tempestade rompeu os céus enquanto os cidadãos dormiam. A maioria de casas que foram derrubadas eram de barro. Outro problema dificultou a busca e atendimento de feridos: a falta de energia elétrica e as falhas nos sistemas de telefonia fixa e móvel.

No distrito de Araria, em Bihar, a parede de uma prisão caiu e forçou as autoridades a transferir mais de 600 detentos. O inspetor de polícia de Bengala Ocidental, Kundan Lal Tamta, temia que muita gente estivesse sob árvores caídas e casas arrasadas. Em maio do ano passado, o ciclone Aila deixou mais de 155 mortos em Bengala Ocidental e Bangladesh.

Fonte Zero Hora