26 abril 2010

Tornados no sul dos EUA deixam 10 mortos e dezenas de feridos

WASHINGTON (AFP) - Tornados no Mississippi deixaram neste sábado pelo menos 10 mortos, cerca de duas dúzias de feridos e 30 casas destruídas, informaram funcionários desse estado do sul dos Estados Unidos.

Fortes tempestades de primavera e tornados fizeram vítimas no condado de Choctaw, no condado de Yazoo e no condado de Holmes em seu deslocamento para o nordeste, disse à AFP Jeff Rent, porta-voz da Agência de Gestão de Emergências do Mississippi.

Duas vítimas em Choctaw eram crianças e calcula-se que o número de mortos aumente à medida que socorristas limpem a área de escombros.

O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em 17 condados devastados por tempestades e tornados e pediu à Guarda Nacional que ajude os funcionários locais a responderem à situação.

Também foram enviados à área afetada funcionários da Cruz Vermelha americana.

"Os efeitos destas tempestades deixaram muitos moradores de Mississippi com seus negócios destruídos e sem casa", disse Barbour em um comunicado.

As severas condições climáticas deram origem aos tornados, que danificaram construções, derrubaram árvores e postes de eletricidade.

O serviço nacional meteorológico advertiu, ainda, que fortes tornados estão em formação em estados vizinhos.

Socorristas faziam um grande esforço para chegar a Yazoo devido à grande destruição nesta cidade situada na região montanhosa às margens do Delta do Mississippi, explicou o porta-voz de Barbour, Dan Turner.

O tornado que varreu Yazoo, onde estava o governador Barbour quando caiu a tempestade, tinha cerca de 1,6 km de diâmetro e ventos de 241 km/hora, segundo meteorologistas.

Helicópteros sobrevoavam a região para avaliar os danos. Turner disse que a tempestade destruiu cerca de trinta casas só no condado de Warren. "Ainda estamos avaliando a possibilidade de que haja mais danos", advertiu.

Fonte Veja online