07 abril 2010

Terremoto abala ilha indonésia de Sumatra e deixa feridos

Um forte terremoto, de 7,8 graus de magnitude, sacudiu nesta quarta-feira a região da ilha de Sumatra, na Indonésia, provocando um alerta temporário de tsunami e certo pânico, mas sem deixar danos materiais importantes, anunciaram as autoridades.

Algumas pessoas ficaram feridas, quatro delas em consequência dos danos provocados às casas da pequena ilha de Simeulue, na costa noroeste de Sumatra, segundo os serviços de emergência.

O epicentro do tremor, a 46 km de profundidade, foi situado 205 km a noroeste de Sibolga, na costa noroeste de Sumatra, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS).

Já o serviço sismológico da Indonésia informou que o terremoto foi de 7,2 graus de magnitude, com epicentro situado 60 km a sudeste de Sinabang.

O abalo ocorreu às 05H15 local de quarta-feira (19H15 Brasília de terça).

O Centro de Monitoramento de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta para monitorar possíveis tsnumais locais, mas informou que não esperava uma onda gigante destrutiva.

O terremoto de quarta-feira foi provocado por tensões entre as placas indoaustraliana e eurasiana, como em 2004.

"A zona é sempre instável. Não podemos prever quando acontecerá o próximo terremoto importante e devemos seguir vigilantes", afirmou uma fonte do serviço sismológico indonésio, que registrou pelo menos quatro réplicas.

Na Tailândia, o Centro Nacional de Prevenções de Catástrofes emitiu alerta para o litoral da região de Andaman, suspenso pouco depois.

O serviço de energia elétrica foi suspenso em Acehnese, capital da província de Banda Aceh, mas os telefones celulares operavam normalmente.

"Nosso pessoal não relatou qualquer dano significativo em Sinabang", disse o chefe local da polícia, Dedi Junaidi.

Segundo o correspondente da AFP em Banda Aceh, "as pessoas entraram em pânico e abandonaram suas casas" durante o tremor, que durou cerca de um minuto. "Vi muita gente que mora perto do mar fugindo de motocicleta" com medo de tsunami.

A Indonésia fica no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas causa erupções vulcânicas e atividade sísmica.

Um grande tsunami atingiu a Indonésia e outros países no Oceano Índico em 2004, matando cerca de 220 mil pessoas, a maior parte delas na província de Aceh, no norte de Sumatra.

Na Tailândia, o tsunami de 2004 matou 5.400 pessoas e levou à criação de um eficiente sistema de alerta no país.

Em setembro de 2009, um terremoto de 7,6 graus atingiu a parte oeste de Sumatra e matou aproximadamente mil pessoas, segundo estimativas oficiais.

Fonte Portal G1