21 fevereiro 2010

Não adianta orar por saúde

Se você reza para sempre ter muita saúde, pode parar. Um novo estudo mostrou que, quando se trata de problemas no coração, ir à missa todos os domingos ou rezar para sua divindade não vai te proteger de um infarto.

Em um estudo que analisou 5500 pessoas, os cientistas esperavam que a taxa de problemas cardíacos entre os religiosos fosse menor (religiosidade, para eles era ir a cultos ou orar, ou seja, praticar a religião escolhida, independente de qual fosse). Durante quatro anos, eles presenciaram 152 ataques cardíacos ou problemas nas artérias em seu grupo de estudo. Esse número é de menos de 1% por ano.

Mas nenhuma das situações que influiu nos ataques cardíacos, ou sintomas de outras doenças (como diabetes) teve maior presença em pessoas não-religiosas do que nas religiosas. A explicação que eles têm para o resultado de estudos anteriores é que muitas religiões aconselham a moderação na hora de comer e desaconselham o uso do álcool e do tabaco. Sendo assim, pessoas dessas religiões seriam, com certeza, mais saudáveis.

Fonte Reuters

Publicado em Hypescience

Nota: A oração só tem efeito se obedecemos as ordems expressas na Palavra de Deus. Apesar de muitas religiões aconselharem seus fiéis a comerem com moderação, pouquíssimos atendem o conselho, apenas alguns se privam de consumirem bebidas alcóolicas e tabaco, mas quanto à comida, comem de tudo.

O problema entre os adventistas do Sétimo Dia é o mesmo. A maioria entre nós não obedece os conselhos sobre um regime vegetariano, ou ovolactovegetariano, ou, pelo menos, semi-vegetariano. Não é raro vermos nossos irmãos consumindo refrigerantes, comidas tipo fast-food, açucar, gordura animal, magarina, carne (principalmente churrasco), entre tantos outros alimentos que, comprovadamente, afetam a saúde do homem. Por isso, expirências como essa somente enfraquece nosso testemunho, pois deveríamos ser exemplos de saúde.

Ellen White, inspirada pelo Espírito Santo, percebeu que o cuidado com a saúde seria muito explorado nos últimos dias, e isso deveria ser usado por nós como cunha de penetração para as outras verdades bíblicas, no entanto, estamos fazendo o contrário ao que foi nos aconselhado. Veja essa citação:

"O evangelho da saúde tem defensores capazes, mas seu trabalho tem sido muito dificultado porque muitos pastores, presidentes de associações e outras pessoas que se acham em posição de influência têm deixado de dar à questão da reforma de saúde a devida atenção. Eles não a têm reconhecido, em relação com a obra da mensagem, como o braço direito do corpo. Enquanto tem sido demonstrado muito pouco respeito para com este departamento por parte de muitas pessoas, por alguns dos pastores, o Senhor manifestou Sua consideração para com ele dando-lhe abundante prosperidade. Quando conduzida de maneira adequada, a obra da saúde é uma cunha penetrante, que abre caminho para que outras verdades cheguem ao coração. Quando recebida em sua plenitude a mensagem do terceiro anjo, a reforma da saúde terá o seu lugar nos concílios da associação, no trabalho da igreja, no lar, à mesa e em todos os preparativos domésticos. Então o braço direito servirá o corpo e o protegerá." Conselhos Sobre Saúde, pág. 434.

O conselho bíblico quanto à saúde é claro, logo porque, a saúde física está intimamente ligada à saúde espiritual, pois o lugar do conflito, que agora acontece, é a nossa mente, e um corppo doente é sinal de mente doente.

Alguns se privam somente daquilo que a  Bíblia classifica quanto a imundo, outros abandonam somente o alimento cárneo, porém, não devemos esquecer que o nosso dever é manter o nosso corpo como sacrifício puro e santo ao Senhor, pois o corpo é Templo do Espírito Santo, e quem destruir o Templo do Espírito Santo, também será destruído. (Romanos 12:1; I Coríntios 3:16-17). Portanto, o princípio bíblico é abster-se de qualquer alimento que debilite a saúde física, e não somente o que é imundo ou o alimento cárneo.