19 janeiro 2010

Outro...Terremoto nas Ilhas Cayman está indiretamente relacionado ao do Haiti


Fossa Cayman é ponto de encontro de falhas geológicas da Ilha Hispaniola.
Tremor desta terça-feira teve magnitude 5,8; capital sentiu efeito moderado.

O terremoto desta terça-feira (19) nas Ilhas Cayman está indiretamente vinculado à tragédia que devastou o Haiti na semana passada, afirma um especialista consultado pelo G1. Ambos ocorreram por causa de um processo de tensões e trombadas geológicas entre a placa Caribenha e a Norte-Americana. Essa briga milenar gera um "sistema de falhas", entre as quais a Enriquillo-Plantain Garden. Essa “trinca” se estende do sul da República Dominicana (do Lago Enriquillo) até a Jamaica (Rio Plantain Garden). Foi um movimento brusco nessa trinca que gerou o terremoto no Haiti.

Uma outra rachadura, a Setentrional, segue ao norte da Ilha Hispaniola (dividida pelo Haiti e pela República Dominicana). As duas falhas convergem na Fossa Cayman, a oeste. Portanto o tremor de hoje reflete acomodações do mesmo sistema geológico.

“Há uma relação indireta porque estão em falhas vizinhas”, explicou o sismólogo João Willy Correia Rosa, da Universidade de Brasília (UnB). “Mas o epicentro do terremoto de hoje fica a 450 km de Porto Príncipe.”

“O grande receio no momento é de que ocorram grandes rupturas na Enriquillo além do segmento de aproximadamente 50 quilômetros que colapsou na semana passada.”

(O terremoto na Guatemala , segunda-feira, embora relativamente próximo, é resultado da interação da placa tectônica de Cocos com a Caribenha, na costa da América Central com o Oceano Pacífico – outro processo geológico, portanto.)

Fonte Portal G1

Nota: Pela quantidade de terremotos notificados neste mês já dá para termos a ideia de que Cristo está tentando nos avisar de Sua volta. Se ainda estamos longe de alcançarmos a preparação necessária para sermos considerados dignos da salvação, então está na hora de colocarmos isso em prática. Não podemos, diante de tantos avisos, ficar indiferente como o povo antidiluviano, é hora de acordarmos.