14 janeiro 2010

COMEÇA HOJE O XX DIA DE REFLEXÃO JUDAICO-CRISTÃ EM ROMA - Igreja Católica Discutirá o quarto mandamento com os Judeus - Sábado ou Domingo?


Roma, 14 jan (RV) – "Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo". Este é o tema da reunião agendada para iniciar hoje, quinta-feira, dia 14, e que se estenderá até dia 18, domingo, na Pontifícia Universidade do Latrão, na Cidade do Vaticano.

A reunião será guiada Dom Marco Gnavi, diretor do escritório diocesano para o diálogo ecumênico e inter-religioso em uma mesa redonda que terá como palestrantes o Rabino-Chefe Riccardo Di Segni e o Bispo Vincenzo Paglia.

Antecedendo em três dias a visita de Bento XVI à sinagoga de Roma, a reunião se insere em um caminho que, desde 2005, discute ponto a ponto o Decálogo. Este ano, o ponto é o quarto mandamento: "Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo".

Para o Bispo Benedetto Tuzia, presidente da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, o objetivo é "encontrar um terreno comum entre cristãos e judeus, por meio da ética dos mandamentos, onde o homem encontra a sua liberdade".

Sobre esta questão, falará o rabino chefe da comunidade judaica de Roma, Riccardo Di Segni e do bispo de Terni-Narni-Amelia Vincenzo Paglia, ex-presidente da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Conferência Episcopal Italiana.

Dom Tuzia ainda falou que, "para nós será a oportunidade para reiterar o desejo da Igreja italiana de encontrar a comunidade judaica, parando primeiro sobre esta forte raiz comum que são as Escrituras dos mandamentos."(LC)

Fonte Rádio Vaticana

Nota: O texto é bem claro, precisamos esperar para saber o que será decidido. Sabemos que a Igreja Romana deseja estabelecer sua autoridade em todas as religiões. O vinho de sua prostituição deseja alcançar os judeus. Breve, muito breve cumprirá a profecia: "Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de todo o espírito imundo, e coito de toda a ave imunda e aborrecível; Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância das suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela." Apocalipse 18:2-5.

Percebemos que o diálogo inter-religioso caminha para um acordo comum entre todas as religiões. Ao que parece esse diálogo está bem adiantado, o que está atrasada é a nossa preparação.

Senhor tenha misericórdia de Seu povo! Abre-nos os olhos para que possamos ver, concede-nos o Seu Espírito Santo. Concede-nos a fé e o amor para nos enriquecer. Vista-nos com a Justiça de Seu Filho para que não seja manifestada a nossa vergonha.