08 janeiro 2010

Cientistas não entendem mecanismos do aquecimento


Apesar do inverno rigoroso enfrentado pela Europa, Ásia e partes dos Estados Unidos, 2010 deverá ser o ano mais quente da história. O ano-recorde até agora é 1998, e céticos sustentam que o fato de que em doze anos não houve outro recorde mostra que a emissão de gases não é o responsável pelo aquecimento global.

Em 2010 o mundo deve ser novamente afetado pelo El Niño, que libera para a atmosfera o calor supostamente armazenado nos oceanos. O sol também deve contribuir para o aquecimento. Ele se comporta em ciclos de 11 anos. Em 2009 a estrela estava no fim de um ciclo, e a não ser que seu padrão de comportamento mude, o sol deverá começar a brilhar mais forte a partir deste ano.

De acordo com cientistas, variações inesperadas de temperatura acontecem porque a Terra é capaz de armazenar calor em locais onde é impossível para pesquisadores medirem. Que locais seriam estes ainda é motivo de debate, mas um princípio básico da termodinâmica é que energia não pode ser destruída ou criada. O fato dos cientistas não saberem o que acontece com a energia que entra na Terra seria, segundo a revista Economist, uma admissão de ignorância.

Em nossa opinião
Independentemente da divergência que ainda existe se o homem está ou não causando o aquecimento global, existem duas questões indiscutíveis:
- o uso excessivo de combustíveis fósseis polui o ar de nossas cidades
- a dependência de petróleo de países com estrutura política instável é uma ameaça permanente para o Ocidente.

Duas providências parecem óbvias:
- países como EUA, China, Alemanha e outros que usam carvão como importante fonte de eletricidade precisam buscar outras fontes.
- os governos precisam coibir o uso de automóveis particulares oferecendo transporte público de qualidade.

Fonte Opinião e Notícia

Nota: Se eles ainda não descobriram todas as implicações do aquecimento global, então porque afirmam que o homem tem contribuído para esse aquecimento? Particularmente, acredito que devemos proteger a natureza, obra das mãos do Criador. Mas percebo que, por outro lado, o aquecimento global está sendo usado para minar a liberdade das pessoas.