04 dezembro 2009

Um Grande Engano

“O cristianismo enfrenta uma das maiores crises hermenêuticas e comportamentais de sua história.” Compreendendo as Escrituras - Uma Abordagem Adventista, pág. ix. Alberto R. Timm, Ph.D.

Um irmão me fez um questionamento sobre uma declaração proferida por um pastor de uma igreja evangélica que se autodenomina apóstolo, onde ele afirmava o seguinte: “Os milagres que eu faço são realizados por Deus, pois o diabo veio somente para roubar, matar e destruir.” Com essa declaração o pastor queria combater as afirmações contra o caráter de seus milagres.

Como afirmo veementemente que os milagres realizados por diversas igrejas evangélicas são realizados pelo poder de Satanás, o irmão me solicitou esclarecimento sobre essa aplicação feita pelo pastor citado acima. Achei importante colocar a mesma explicação que dei a ele aqui no blog.

Quero afirmar primeiramente que esta declaração não faz o menor sentido, demonstra, apenas, uma falta de compreensão absurda das Escrituras Sagradas por parte do referido pastor.

A declaração do pastor é baseada no seguinte verso:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10: 10.

Este verso afirma a verdadeira obra de Satanás, o seu verdadeiro objetivo para com a raça humana. Mas quais os meios usados por Satanás para conduzir a humanidade para a destruição?

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8: 44.

A mentira, o engano, estas são as ferramentas de Satanás. Por esse motivo os falsos milagres são um dos meios pelos quais ele conduzirá a muitos para a destruição. (Mateus 24: 24, II Tessalonicenses 2: 9-12).

O problema de muitos é acreditar que o diabo sempre se manifestará com chifre, rabo, com cara de malvado, fazendo atrocidades, matando, roubando e destruindo. Um ladrão inteligente se disfarça para ganhar confiança, assim faz um bom assassino. Seria diferente com Satanás? Claro que não; ele é o principal homicida deste universo; ninguém melhor do que ele para conhecer todas as artimanhas do engano; a sabedoria dele excede a de qualquer mortal. Paulo ao se referir sobre Santaás e seus meios para enganar, afirmou: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Coríntios 11: 14-15.

Essa advertência também serve para nós, adventistas, pois devido não estarmos atentos aos enganos satânicos, temos permitido muitos dos seus ensinos dentro de nossa igreja; um deles é a música rock para adoração. Alguns dias atrás li um artigo que afirmava que o problema não está na música, pois ela é neutra, o problema é a letra. Essa afirmação abre as portas para o uso de todos os ritmos como “apropriado” para adoração. O autor do artigo afirma em outro comentário que, 'apesar de muitos cantores de rock estarem ligado com o satanismo, muitos outros cantores eram religiosos e a música rock também é usada para pregar solidariedade e humanismo'. Que engano! Satanás jamais seria aceito na Igreja se demonstrasse suas intenções abertamente, então ele se disfarça, e pior, muitos estão indo atrás se seus enganos.

"Satanás está bem ciente de que a mais débil alma que permaneça em Cristo é mais que suficiente para competir com as hostes das trevas, e que, caso ele se revelasse abertamente, seria enfrentado e vencido. Portanto, procura retirar das suas potentes fortificações os soldados da cruz, enquanto jaz de emboscada com as suas forças, pronto para destruir todos os que se arriscam a penetrar em seu terreno. Unicamente com humilde confiança em Deus, e obediência a todos os Seus mandamentos, poderemos achar-nos seguros.

"Ninguém, sem oração, se encontra livre de perigo durante um dia ou uma hora que seja. Especialmente devemos rogar ao Senhor sabedoria para compreender a Sua Palavra. Ali estão revelados as armadilhas do tentador, e os meios pelos quais se pode a ele resistir com êxito. Satanás é perito em citar as Escrituras, dando sua própria interpretação às passagens pelas quais espera fazer-nos tropeçar. Devemos estudar a Bíblia com humildade de coração, nunca perdendo de vista nossa sujeição a Deus. Ao mesmo tempo em que nos devemos guardar constantemente contra os ardis de Satanás, cumpre com fé orar sempre: 'Não nos deixes cair em tentação.'" Mat. 6:13. O Grande Conflito, pág. 530.

Resta Uma Esperança