02 dezembro 2009

Igreja Católica Assume Papel Importante para Influenciar Decisões em Copenhage


Vários artigos publicado pelo Site da Agência Ecclesia mostra a preocupação da Igreja Católica com o acordo global contra as mudanças climáticas, que será realizado neste mês, em Copenhage, inclusive a divulgação do Tema para o Dia Mundial da Paz em 2010, que será: "Se queres paz, cuida da Criação". Bastante sugestivo esse tema, não é mesmo? Pode soar como um conselho ou como uma ameaça. Veja os artigos:
A resposta da Igreja às mudanças climáticas

“Encorajamos as Igrejas e os cristãos na Europa a tomar acções apropriadas para abordar o desafio das mudanças climáticas, nas próximas semanas. Encorajamo-los a abordar os seus respectivos governos, convidando-os, com corajosa generosidade, a tomar acções fortes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O impacto da crise económica não deve ser uma desculpa para evitar acção efectiva na protecção do ambiente.

...

Encorajamos as Igrejas a tomar parte em iniciativas de poupança de energia, na promoção de energia renováveis, abordando os efeitos negativos das mudanças climáticas e educando para uma responsabilidade ecológica, destinada a salvaguardar uma autêntica ecologia humana.

Convidamos as Igrejas a um compromisso na oração comum, na solidariedade com quem sofre os efeitos negativos das mudanças climáticas, numa busca comum de sabedoria e perseverança para mudar os nossos estilos de vida desadequados”.

Fonte Agência Ecclesia

Copenhaga: Um acordo global pós-2012

Entre 7 e 18 de Dezembro, os ministros do Ambiente vão reunir-se em Copenhaga para a conferência do clima das Nações Unidas. O objectivo é tentar alcançar um novo acordo que substitua o Protocolo de Quioto, que termina em 2012.

...

Já em Agosto, Bento XVI enviava uma mensagem de apoio à Cimeira de Copenhaga, afirmando ser fundamental que “a comunidade internacional e cada governo enviem os sinais certos aos seus cidadãos e consigam travar as formas prejudiciais de tratar o ambiente”.

"Os diversos fenómenos de degradação ambiental e as calamidades naturais, que a comunicação social regista várias vezes, lembram a urgência do respeito pela natureza, recuperando e valorizando na vida de cada dia uma relação correcta com o ambiente”, disse.

Na Dinamarca, os líderes mundiais têm a oportunidade de entrar na história, por ocasião da maior conferência sobre Alterações Climáticas desde Quioto. O dossier da Agência ECCLESIA apresenta, esta semana, um olhar especial sobre o futuro do planeta e a defesa do ambiente, antecipando a Cimeira.

Os ensinamentos do Papa surgem em lugar de destaque, acompanhados por conselhos da Quercus e um exemplo de boas práticas, o Santuário de Fátima, para além do compromisso ecológico da Igreja Católica na Europa.

Fonte Agência Ecclesia

Três passos para mudar o mundo

1. Se um televisor por família fosse desligado da corrente em vez de ser deixado em stand-by, conseguir-se-ia uma poupança de 70 mil toneladas de dióxido de carbono/ano.

2. Se uma lâmpada incandescente por família fosse substituída por uma lâmpada de alta eficiência, conseguir-se-ia uma poupança de 100 mil toneladas de dióxido de carbono/ano.

3. Se por mês uma pessoa da família utilizasse o comboio em 60 km em vez de se deslocar de carro sozinha, conseguir-se-ia uma poupança de 420 mil toneladas de dióxido de carbono/ano.

Estas e outras indicações de comportamentos ecológicos podem ser encontradas em http://www.ecocasa.pt/, da responsabilidade da Quercus.

Fonte Agência Ecclesia

Nota: Que tal o domingo para começar a execer essas práticas?

Bento XVI, um Papa ecológico

Caritas in veritate

É sobretudo na sua última encíclica que Bento XVI condensa toda a reflexão nesta matéria, afirmando que os projectos para um desenvolvimento humano integral "não podem ignorar os vindouros, mas devem ser animados pela solidariedade e a justiça entre as gerações, tendo em conta os diversos âmbitos: ecológico, jurídico, económico, político, cultural".

Em particular, desenvolvem-se as questões relacionadas com "as problemáticas energéticas", condenando "o açambarcamento dos recursos energéticos não renováveis por parte de alguns Estados, grupos de poder e empresas".

"A protecção do ambiente, dos recursos e do clima requer que todos os responsáveis internacionais actuem conjuntamente e se demonstrem prontos a agir de boa fé, no respeito da lei e da solidariedade para com as regiões mais débeis da terra", indica o documento.

O Papa observa que "a monopolização dos recursos naturais, que em muitos casos se encontram precisamente nos países pobres, gera exploração e frequentes conflitos entre as nações e dentro das mesmas".

...

2010

A Santa Sé já divulgou o tema da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2010, desta feita intitulada "Se queres a paz, cuida da criação". O Papa fala numa crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la globalmente.

O tema pretende fomentar uma tomada de consciência do "forte elo que existe no nosso mundo globalizado e interconectado entre salvaguarda da criação e cultivo do bem da paz", lembrando as "terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta".

Segundo a apresentação do tema divulgada pela Santa Sé, "se a família humana não souber fazer frente a estes novos desafios com um renovado sentido de justiça e de equidade social e de solidariedade internacional, corre-se o risco de semear a violência entre os povos e entre as gerações presentes e futuras".

"Trata-se do dever, comum e universal, de respeitar um bem colectivo, destinado a todos, impedindo que se possam utilizar de modo impune as diversas categorias de seres", refere a Santa Sé.

Fonte Agência Ecclesia