22 dezembro 2009

Frio e neve deixam mais de 80 mortos na Europa


RIO - Mais de 80 pessoas morreram devido a uma onda de temperaturas abaixo de zero e tempestades de neve que varreu a Europa nos últimos dias, causando engarrafamentos e atrasos que afetaram milhões.

Na Polônia, pelo menos 42 pessoas tiveram mortes relacionadas ao frio nos últimos três dias, enquanto na Ucrânia este número chegou a 27. Outras 13 pessoas morreram em acidentes automobilísticos na Áustria, Finlândia e Alemanha, onde as temperaturas chegaram a 33 graus negativos;.

A polícia polonesa fez um apelo para que as pessoas ajudem sem-teto ou pessoas embriagadas que estejam nas ruas, já que, em alguns lugares do país, as temperaturas chegaram a 20 graus abaixo de zero.

Segundo as autoridades do país, a maior parte das 42 pessoas que morreram de frio nos últimos dias era de sem-teto. Também foram registradas mortes relacionadas ao frio na França, onde dois moradores de rua morreram.

Nevascas atingiram a Costa Leste dos Estados Unidos, com dez mortes registradas, e cidades decretaram emergência.

Um trem Eurostar, que une o Reino Unido e a França pelo Canal da Mancha, partiu nesta terça da estação Gare du Nord em Paris, o primeiro desde que o serviço foi suspenso no fim de semana pela neve. O trem das 8h09m (horário local) partiu da estação com cerca de mil passageiros.

O Eurostar, propriedade das companhias ferroviárias estatais francesa e belga e do Reino Unido, cancelou todas as viagens durante três dias seguidos depois de cerca de 2.500 pessoas terem ficado no sábado presas por dezesseis horas no túnel debaixo do Canal da Mancha.

O operador ferroviário tinha se comprometido a reiniciar um serviço limitado nesta terça dando prioridade aos passageiros que tinham boletos correspondentes ao sábado e domingo.

Cinco trens com dois mil passageiros pararam de funcionar na noite da última sexta-feira dentro do Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França. Um sexto trem quebrou no sábado depois que o Eurostar tentou colocar em circulação quatro trens partindo de Londres para testar a normalização dos serviços. Cerca de 700 pessoas estavam a bordo quando a composição parou na região de Kent, no sudeste da Inglaterra.

Os passageiros afetados podem recuperar o dinheiro das passagens, retirar um novo bilhete, além de uma compensação. Cerca de 25 mil pessoas deveriam ter viajado no sábado, de acordo com a companhia.

- É um pouco como tirar uma garrafa de cerveja do congelador e levar para uma sala quente. Em poucos minutos, ela condensará - disse o CEO da Eurostar Richard Brown. - Acreditamos que esta foi a principal causa dos problemas elétricos.

Ele afirmou que o número de trens quebrados é "sem precedentes".

Na Alemanha, o frio da madrugada de sábado atingiu 33,6 ºC na cidade de Funtense, na Baviera. Duas mulheres morreram em acidentes de carro separados por causa do gelo. Os acidentes ocorreram em Schleswig-Holstein, norte alemão. Na maioria das grandes cidades, a temperatura ficou em volta dos 10 ºC negativos.

Vinte e nove pessoas morreram congeladas na Polônia no sábado e no domingo, com temperaturas que chegaram aos 20 ºC negativos em algumas partes do país, informou a polícia, que pediu à população que avise se vir desabrigados ou bêbados nas ruas, num esforço para diminuir o números de mortes por frio que ocorrem todos os invernos. Desde o início de dezembro, 47 pessoas morreram congeladas em todo o país.

Na França, a madrugada de domingo foi uma das mais frias do ano, com 24 ºC negativos no norte do país. Dois desempregados foram encontrados mortos, um na região de Arras e outro em Marselha.

Já nos Estados Unidos, as nevascas interromperam os serviços de transporte público, levaram as empresas a cancelarem voos e dificultaram as compras de Natal um fim de semana antes do feriado. Cerca de 56 centímetros de neve eram esperados para cair na noite de sábado na região de Baltimore e Washington. Essa é a pior tempestade de neve a atingir a área desde fevereiro de 2003. O mau tempo avançou para o norte.

Os voos foram cancelados nos três principais aeroportos da região da capital Washington antes que dois deles - Reagan e BWI - foram fechados até a manhã de sexta. Atrasos e cancelamentos também foram registrados no aeroporto internacional da Filadélfia.

Em Washington, os serviços de metrô e ônibus foram suspensos porque as ruas estavam intransitáveis.

A nevasca chegou a Nova Iorque na noite de sábado, o que foi um alívio para os comerciantes que receberam clientes para compras de Natal durante o dia.

Nenhum aeroporto foi fechado, mas as empresas aéreas cancelaram diversos voos, até alguns que já haviam partido. As viagens de trem sofreram grandes atrasos. O metrô continuou funcionando. O Serviço Nacional de Metereologia divulgou um aviso de tempestade com ventos de fortes e muita neve em Boston.

Os governos da Virgínia e de Maryland decretaram emergência.

Fonte O Globo