09 novembro 2009

RELIGIÕES CONTRA MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Londres, 04 nov (RV) - Cursos de educação ecológica para os mais jovens, templos e mesquitas livres de emissões de gases nocivos e livros sagrados impressos em papel reciclado: são algumas das propostas apresentadas no encontro que se concluirá nesta quarta-feira no castelo de Windsor, em Londres, que reúne representantes das nove principais religiões do mundo: Cristianismo, Judaísmo, Islã, Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo, Taoísmo, Siquismo, Bahaísmo.

O encontro, aberto na terça-feira, e intitulado "Muitos céus, uma só terra – Os compromissos da fé por um planeta que vive", é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Aliança das Religiões pela Conservação (ARC), em vista da Conferência de Copenhague – na Dinamarca – sobre as mudanças climáticas, programada para se realizar de 7 a 18 de dezembro próximo.

"Trata-se de dar um forte sinal aos governos, sem pedir aos outros que ajam, mas expressando o seu compromisso", disse o responsável pelo PNUD, Olav Kjorven, ressaltando que os compromissos enunciados pelos líderes religiosos "serão mantidos independentemente dos resultados da Conferência de Copenhague: por exemplo, os templos taoístas na China serão alimentados por energia solar" – acrescentou.

Comentando o encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, observou que "sem o pleno apoio, a cooperação e a participação dos líderes religiosos, será muito difícil, na Conferência de Copenhague, criar um clima político que permita estabelecer um acordo vinculador, unânime e justo". (RL)

Fonte Rádio Vaticana

Nota: Alguém ainda tem dúvida de que isto culminará na declaração de um dia comum entre todas as religiões para a proteção ao meio ambiente? Sugiro a leitura do artigo As Crises que Afetam o Mundo e a Lei Dominical.