04 novembro 2009

Novas Indulgências - Uma Verdadeira Lástima! Graça, Graça e Graça. Este é o Evangelho de Cristo.


Um Programa de Televisão

No último domingo  pela manhã (01/11/2009) fiquei em casa com minha família. Antes do almoço resolvi ligar um pouco a TV para ver o que estava sendo exibido. Fiquei espremendo o controle remoto para ver se conseguia alguma coisa boa. Incrível como não tem nada de produtivo! Enquanto espremia o controle remoto, percebi um pastor de uma igreja evangélica fazendo um discurso bem eloquente que, resumidamente, dizia:

"Estou precisando de 305 pessoas corajosas, que tenham fé e propósito. 305 pessoas que deseja receber de Deus uma benção especial. Se você é uma destas pessoas, quero lhe convidar para entrar em contato conosco através do telefone que está em seu vídeo. O número é limitado, portanto, ligue com urgência, pois só aceitaremos 305 pessoas. As mesmas deverão fazer o seu pedido especial e nos informar seu nome para orarmos por elas. Deus irá responder nossa oração atendendo o seu pedido. Mas para você participar deverá realizar uma doação de R$ 180,00. Você pode dividi este valor em até três vezes em seu cartão de crédito. Não fique de fora desta, venha receber a benção de Deus”.

O que falar também de pedidos de oração via mensagem de celular? Aquele que envia paga um pequeno valor para alguém orar por eles.

Incrível, Incrível, Incrível como as pessoas estão ficando cegas!

O desejo pelo lucro está cegando as pessoas e levando-as a enganar inocentes sofredores que enfrentam dificuldades de todas as formas a doarem até o que não tem para poder participar destas campanhas lastimáveis. E eu já fui um destes enganadores. Louvo o Senhor por ter aberto os meus olhos. Às vezes fazemos as coisas erradas sem nos apercebermos, por este motivo precisamos orar até por estes pastores e igrejas que estão indo por este caminho, pois acredito que ainda existem sinceros em seu meio.

Qual Base Bíblica Para Tal Ação?

Gostaria de saber qual a base bíblica que os inúmeros pastores utilizam para realizarem este tipo de campanha.

A viúva pobre? (Marcos 12: 41-44, Lucas 21: 1-4)
Os membros da igreja primitiva que doavam tudo aos pés dos apóstolos? (Atos 4: 32-37)
O povo de Israel que foi chamado por Deus para doarem tudo para construção do Templo? (Êxodo 35)

Em nenhum destes casos existem argumentos para sustentar este tipo de pregação enganosa.

A viúva pobre não doou o que tinha para receber alguma coisa e nem para convencer Jesus que merecia uma benção. Muito menos Jesus cobrou para orar por ela.

Os membros da igreja primitiva doavam não para enriquecer os apóstolos, mas para dar àqueles que tinham necessidades. Estavam eles doando seus bens para ajudar os pobres, não os apóstolos.

O povo de Israel trouxe as ofertas de acordo com o seu coração. Cada um doava o que possuía para a construção do Templo. Não existe nesta história nada que comprove que eu preciso fazer uma doação para um pastor orar mim. Moisés intercedeu por eles e nada cobrou. (Êxodo 32: 30-35).

Por que não orar por pessoas sem nada pedir em troca? Por que não orar por todos que estão sofrendo pelo desemprego, pela enfermidade, pela separação, pela dor íntima em seu coração por causa de um filho, do esposo(a), de um ente querido hospitalizado, por alguém que enfrenta dificuldades financeiras, por alguém que sofre neste mundo, sem nada cobrar deles? Será que somente quem tem R$ 180,00 tem fé e propósito? E aqueles que sofrem e não tem essa quantia? Como eles ficarão? Quem orará por eles? Por que não orar por todos estes e deixar Deus mover o coração daqueles que têm condições a doarem por gratidão? Isto é o correto, mas cobrar uma “doação” por uma oração é uma heresia que jamais encontrará apoio bíblico.

Muitos outros pretextos podem ser usados, mas, afirmo, não existe nada bíblico que comprove este ato lastimável. Pelo contrário existem textos que o condena.

Paulo declarou:

"Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão. Mas para igualdade: que, neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que, também, a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e, o que pouco, não teve de menos." II Co. 8: 13-15.

Esta é a orientação bíblica: dar para suprir a necessidade do próximo. Isto é amor. Não podemos tirar daqueles que quase não tem para ajudar outros que estão tendo de sobra a consumirem mais ainda. Isto é uma lástima! Deus apela à Igreja de Éfeso para retornar ao amor fraternal. (Apocalipse 2:4). O amor que dar e não pede nada em troca. O amor que ora e intercede por outros confiando em Deus para suprir sua necessidade. O amor que Cristo disse que se esfriaria de quase todos. (Mateus 24:12).

Paulo adverte quanto ao uso do evangelho para obtenção de lucro.

“Contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, que cuidam que a piedade seja causa de ganho: aparta-te dos tais... Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se trespassaram a si mesmos com muitas dores.” I Timóteo 6: 5-10.

A oração é algo que não pode ser cobrado, é de graça. Se você desejar dar uma oferta de gratidão, faça reconhecendo que não está pagando, mas apenas sendo grato(a) ao Senhor por suas bênçãos.

De Volta à Idade Média

Na Idade Média a Igreja Católica vendia indulgências (um título concedido pelo Papa afirmando que Deus havia perdoado os pecados de quem a adquirisse). Hoje as igrejas evangélicas incorrem no mesmo erro, vendendo suas orações e bênçãos. Retornamos à Idade Média. Quando eu era pastor evangélico chamávamos cada igreja de Loja. O que é uma loja? Não seria um lugar onde algo é vendido?

De uma forma sutil Satanás está guiando diversos pastores evangélicos ao mesmo erro cometido na Idade Média, confirmando o que está escrito em Eclesiastes 1:9. "O que foi, isso é o que há-de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer: de modo que nada há novo debaixo do sol". Os enganos são sempre os mesmos, eles somente são vestidos com uma nova roupagem.

Os sacerdotes do antigo Israel se corromperam por causa do dinheiro e do poder, a Igreja fundada pelos apóstolos se corrompeu por causa do dinheiro e do poder, e no dias atuais as igrejas evangélicas estão se corrompendo por causa do dinheiro e do poder. Se Lutero voltasse à vida hoje o que diria destas campanhas realizadas por igrejas que usam o seu movimento, e se declaram prostestantes?

A Graça

A Igreja Adventista do Sétimo Dia faz suas programações e não solicita ofertas (Exemplo: “Futuro com Esperança” realizado na última semana, transmitido em cadeia nacional pela TV Novo Tempo). Os programas de Televisão não pedem doações, pelo contrário, faz doações aos telespectadores de estudos bíblicos gratuitamente. Os pedidos de orações são realizados por telefone e pela internet e nada é cobrado. Literaturas são distribuídas gratuitamente. Bíblias são doadas àqueles que se decidiram pelo batismo. Todo material para as programações são distribuídos gratuitamente. Quando cobrados, é um valor simbólico, como aconteceu com o livro Sinais de Esperança que custou apenas R$ 1,90, e foi adquirido pelo membros e repassado aos amigos não adventistas gratuitamente.

Por que nossa igreja não está cheia? Por que as pessoas tendem a procurar igrejas que exigem delas altas quantias em dinheiro? Este é só dos motivos.

A resposta é simples: As pessoas tendem a desmerecer o que é dado gratuitamente. Elas querem Cristo, mas querem pagar por Ele. “É de graça? Então não presta”. É o que percebemos com a atitude de muitos.

Quero afirmar, querido amigo, que pela salvação, que pela intercessão de Cristo por você, foi pago um preço que você jamais poderia pagar. Custou a morte e todo o sangue do Filho do Deus. Não O despreze.

Você não precisa pagar ninguém para orar por você. Deus está ao seu lado querendo ouvir sua oração. Ele está ansioso para ouvir sua voz lhe chamando de Pai.

“Cheguemo-nos, pois, com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4: 16.

Deus está em Seu trono lhe esperando, venha com confiança, é de graça, o preço já foi pago, o mais alto preço que somente o sangue do Filho de Deus poderia pagar. Para chegar ao Trono de Deus você só precisa dobrar seus joelhos, fechar os seus olhos e abrir seu coração, você não precisa subir, pois Deus desce até você.

“Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Isaías 55:1.

Venha sem dinheiro. Cristo não quer seu dinheiro, Ele quer seu coração. Se você desejar dar uma oferta de gratidão, faça, Ele aceita, pois Sua obra precisa, mas saiba que Ele não é convencido a lhe amar e lhe abençoar pela sua oferta. Ele lhe ama há muito tempo, mesmo antes de você nascer. (I João 4: 8 e 19)

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome DE GRAÇA da água da vida." Apocalipse 22: 17.

Resta Uma Esperança