24 novembro 2009

Nível dos mares pode aumentar meio metro até 2050 e causar danos de US$ 28 bi


Inundações em mais de uma centena de grandes cidades por todo o mundo, em consequência do degelo provocado pelo aquecimento global poderão causar danos em um valor de até 28 bilhões de dólares em 2050, alerta um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), divulgado nesta segunda-feira.

"Se a temperatura aumentar entre 0,5 e 2 graus até 2050, então é possível que o nível dos mares suba meio metro, provocando importantes danos econômicos", explicou à agência France-Presse a diretora de Clima e Energia da WWF Suíça, Ulrike Saul.

Um eventual aumento como esse do nível dos mares provocará grandes danos nas 136 cidades portuárias mais importantes do mundo, segundo o estudo, do qual também participou a companhia de seguros alemã Allianz.

"Se as políticas atuais em matéria de proteção do clima não mudarem, o mais provável é que cheguemos a um aumento de dois graus em 2050", ressaltou Saul.

EUA - A costa nordeste dos Estados Unidos é uma região que será muito afetada pela elevação do nível do mar, que neste caso poderá superar em 15 centímetros o aumento médio mundial.

Em Nova York, "o aumento do nível do mar poderá ser agravado por um crescimento da frequência e da gravidade das tempestades e furacões", [Leia a Nota no final da postagem] indica o estudo. Associado a uma elevação do nível do mar, um furacão de categoria 4 pode afetar a cidade, gerando mais de 5 bilhões de dólares em danos em 2050, contra 1 bilhão estimado atualmente, segundo a WWF.

"Esta é a razão pela qual devemos agir para impedir um aumento da temperatura superior a dois graus em relação às temperaturas pré-industriais", adverte um dos diretores da WWE Suíça, Walter Vetterli, citado em um comunicado.

Para conseguir isso, os países industrializados deverão reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 40% até 2020, estima a organização, que exorta os governos que participarão da cúpula sobre o clima da ONU, que será realizada no próximo mês em Copenhague, a adotar "um acordo ambicioso e vinculante" para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

(Com agência France-Presse)

Fonte Veja

Nota: Leia estas declarações de Ellen White:
"Não tenho luz especial a respeito do que sobrevirá a Nova Iorque, mas sei que um dia os grandes edifícios que estão ali serão demolidos pela ação construtiva e destrutiva do poder de Deus. ...A morte chegará a todos os lugares. É por isso que estou tão ansiosa de que nossas cidades sejam advertidas." Review and Herald, 5 de julho de 1906. Eventos Finais, 112.

"Tenho ordem de declarar a mensagem, dizendo que as cidades onde reina a transgressão, extremamente pecadoras, serão destruídas por terremotos, pelo fogo e por dilúvio." Evangelismo, pág. 27.