05 outubro 2009

Enchentes na Índia deixam ao menos 233 mortos e 1,5 milhão de desabrigados


Chuvas torrenciais que atingiram o sul da Índia na semana passada deixaram ao menos 233 mortos e cerca de 1,5 milhão de desabrigados, informaram autoridades locais nesta segunda-feira. A maioria das vítimas foi registrada em Karnataka e Andhra Pradesh, onde o nível dos rios subiu e causou graves inundações.

A inundação, descrita por autoridades como a pior em muitas décadas no sul da Índia, destruiu ainda milhões de acres de plantações de cana --causando temores de uma queda na produção de açúcar em Karnataka, o terceiro maior produtor do país.

Autoridades e agências de ajuda humanitária disseram que mais de cinco milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e que os cerca de 1.200 abrigos improvisados estão lotados.

"Estas são as piores enchentes em cem anos", disse Dharmana Prasada Rao, ministro de auxílio de Andhra Pradesh.

Sonia Gandhi, líder do partido governista, e o ministro de Habitação, Palaniappan Chidambaram, inspecionaram a devastação.

As agências de ajuda humanitária usam helicópteros e barcos para levar alimentos e tendas de plástico para centenas de pessoas isoladas em vilas dos dois Estados.

As chuvas pararam em Karnataka, mas ameaçam mais devastação em Andhra Pradesh. As autoridades usaram milhares de sacos de areia para tentar conter as cheias dos rios e retiraram mais de 200 mil pessoas que vivem às margens do rio Krishna.

Fonte Folha Online