20 outubro 2009

Brown: mundo enfrentará catástrofe sem acordo climático


LONDRES - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, advertiu hoje que o mundo enfrentará uma "catástrofe" se não houver ação para combater o aquecimento global. "Não podemos bancar o fracasso. Caso falhemos, pagaremos um preço pesado. Para o planeta, não há plano B." Em dezembro, haverá uma conferência na Dinamarca, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para tentar se chegar a um acordo global sobre o clima. Recentemente, os Estados Unidos advertiram que o encontro pode não resultar em um pacto para substituir o Protocolo de Kyoto.

Durante um encontro de 17 grandes países desenvolvidos e em desenvolvimento, em Londres, Brown disse que os custos de fracassar na luta contra o aquecimento global seriam maiores que o impacto das duas Guerras Mundiais. Durante o Major Economies Forum (MEF), o primeiro-ministro afirmou que um acordo em Copenhague ainda é possível.

Brown pediu que os líderes mundiais trabalhem juntos para alcançar um acordo que estabeleça metas vinculantes aos países ricos para corte de emissões, e que os mais desenvolvidos financiem o auxílio aos países mais pobres, para que eles também cooperem com o combate ao aquecimento global. As informações são da Dow Jones.

Fonte O Estadão