03 setembro 2009

Terremoto na Indonésia deixa 45 mortos

A busca por sobreviventes prosseguia nesta quinta-feira após o terremoto de 7 graus que abalou a ilha indonésia de Java, onde há 45 mortos pelo tremor, segundo o último boletim das autoridades, emitido nesta quinta-feira.

"Ao menos 45 pessoas morreram. Prosseguimos a procura de eventuais sobreviventes, que estariam sob os escombros de prédios que desabaram", disse à AFP um porta-voz da agência indonésia de Gestão de Catástrofes, Maman Susanto.

As buscas estão concentradas na zona da cidade de Cianjur (oeste), onde um deslizamento de terra sepultou diversas residências.

Segundo os serviços de resgate, ao menos 30 pessoas estão desaparecidas na região.

O tremor de terra, registrado às 14h55 de quarta (04h55 de Brasília), causou danos em dezenas de construções em várias localidades do oeste de Java. Entre as mais afetadas estão Cianjur, Sukabumi e Tasikmalaya.

O epicentro foi localizado no Oceano Índico, cerca de 200 km ao sul da capital Jacarta, a uma profundidade de 49 km, indicou o Instituto Geológico Americano (USGS).

A Indonésia está situada no "Anel de Fogo" pacífico, onde várias placas continentais se encontram, provocando fortes atividades vulcânicas e sísmicas.

Fonte Último Segundo