11 setembro 2009

Papa Convida a Descobrir Dimensão Religiosa da Ecologia - Leia a Nota

CASTEL GANDOLFO, quinta-feira, 10 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI fez um convite, nesta quinta-feira, a descobrir a dimensão espiritual e religiosa da defesa do ambiente e da natureza.


Escutaram sua proposta os promotores do pavilhão da Santa Sé na Exposição Internacional realizada em 2008, em Zaragoza, com o tema “Água e desenvolvimento sustentável”, que foram recebidos em audiência pelo Papa. Eles estavam acompanhados pelo arcebispo da cidade, Dom Manuel Ureña Pastor, e pelo embaixador da Espanha na Santa Sé, Francisco Vásquez.

Após recordar que a presença vaticana na exposição “foi uma das mais visitadas e apreciadas”, o Papa esclareceu que, “com esta iniciativa, procurou-se oferecer aos seus numerosos visitantes uma oportuna reflexão sobre a importância e o valor primordial que a água tem para a vida do homem”.

Mediante sua participação na exposição, a Santa Sé quis, além disso, manifestar não somente a imperiosa necessidade de sempre proteger o ambiente e a natureza, mas também descobrir sua dimensão espiritual e religiosa mais profunda”, acrescentou.

Hoje como nunca – segundo Bento XVI –, é preciso ajudar as pessoas a que saibam ver na criação algo mais que uma simples fonte de riqueza ou de exploração nas mãos do homem.”

Quando Deus, com a criação, dá ao homem as chaves da terra, espera dele que saiba usar deste grande dom fazendo-o frutificar de forma responsável e respeitosa.”

O ser humano descobre o valor intrínseco da natureza se aprende a vê-la como o que é na realidade: expressão de um projeto de amor e de verdade que nos fala do Criador e do seu amor à humanidade, e que encontrará sua plenitude em Cristo, no final dos tempos”, indicou, fazendo referência à sua nova encíclica, Caritas in veritate.

Neste sentido, é oportuno recordar mais uma vez a estreita relação que existe entre o cuidado do meio ambiente e o respeito às exigências éticas da natureza humana, já que quando se respeita a ecologia humana na sociedade, também a ecologia ambiental se beneficia”, continuou explicando o Papa.

Fonte Zenit

Nota: Não é segredo que Bento XVI já apelou para O Sentido Ecológico do Domingo, agora ele declara que a ecologia está ligada à religião, pois quem é religioso deve proteger a obra da Criação de Deus. Outro ponto bem interessante é a citação de sua encíclica, que tem recebido vários elogios, onde estão implícitos pontos importantes que já foram abordados neste espaço.


Só para reflexão: o que estaria ele sugerindo ao falar: "Neste sentido, é oportuno recordar mais uma vez a estreita relação que existe entre o cuidado do meio ambiente e o respeito às exigências éticas da natureza humana, já que quando se respeita a ecologia humana na sociedade, também a ecologia ambiental se beneficia"? Está bem claro. O domingo é visto por Bento XVI, pela ICAR e pelos evangélicos, como uma necessidade do ser humano que necessita de descanso, então deve se unir o descanso dominical com a necessidade de proteger o meio ambiente, parando em dia da semana para economizar energia e reduzir a poluição. Esquecendo-se eles que não existe nenhuma uma linha na Sagrada Escritura que autorize a mudança do Sábado para o Domingo. O Sábado é o dia escolhido por Deus para este fim, estão eles substituindo o mandamento de Deus pelo mandamento do homem.