18 setembro 2009

Nível do mar subiu 60 cm no leste dos EUA neste verão


O nível do mar subiu até 60 centímetros mais que o normal ao longo deste verão, na costa leste dos Estados Unidos, o que surpreendeu os cientistas cujo trabalho é prever essas variações periódicas. A causa imediata da alta inesperada no nível das águas parece ter sido detectada, agora, informaram representantes do governo dos Estados Unidos em um novo relatório. (Uma dica: não foi obra do aquecimento global.) Mas o motivo subjacente para que isso aconteça continua a ser um mistério.

Em geral, a previsão das marés e dos níveis do mar em termos sazonais é um processo bastante direto, governado pelos movimentos conhecidos e pelas influências gravitacionais já calculadas de corpos astronômicos como a Lua, diz Rich Edwing, diretor assistente do Centro Operacional de Produtos e Serviços Oceanográficos, parte da Administração Nacional da Atmosfera e Oceano (NOAA) dos Estados Unidos.

Mas os telefones da NOAA começaram a tocar sem parar ao longo do verão, quando moradores da costa leste norte-americana reportaram um nível do mar bem superior ao previsto, semelhante ao encontrado em situações associadas a eventos climáticos de curta duração, tais como tempestades tropicais. No entanto, os mares altos que eles registravam persistiram por períodos de semanas, ao longo de junho e julho.

A alta surpreendente no nível dos mares causou apenas inundações menores em certas águas costeiras, mas despertou séria curiosidade entre os cientistas.

Corrente do Golfo em misteriosa desaceleração
Agora, um novo relatório identificou dois grandes fatores que podem explicar o nível elevado das águas oceânicas: um enfraquecimento na Corrente do Golfo e ventos firmes na região do Atlântico Nordeste.

A Corrente do Golfo é uma espécie de rodovia expressa de águas oceânicas que corre em direção ao norte, ao largo da costa leste dos Estados Unidos. Quando ela está funcionando a todo vapor, a poderosa corrente arrasta água 'em sua órbita', e na direção oposta à da costa leste. Mas neste verão, por motivos até agora desconhecidos, 'a Corrente do Golfo se desacelerou', segundo Edwing, e isso fez com que mais água fosse lançada à costa, e portanto resultou em elevação nos níveis do mar.

Outro fator que reforçou essa alta foi a chegada dos ventos do Atlântico Nordeste com algumas semanas de antecedência, o que empurrou ainda mais água em direção à costa.

Praias 'devoradas'
A alta nas águas causou certa inconveniência a pescadores costeiros e a praticantes de esportes náuticos, e alterou a paisagem costeira em certas áreas.

"Uma ou duas praias arenosas das quais normalmente pescamos terminaram devotadas pela água, e o volume de água era bem maior do que costuma ser normalmente", disse Paulie Apostolides, dono da Paulie's Tackle, uma loja de equipamentos de pesca em Montauk, em Long Island, Estado de Nova York. Mesmo antes do novo relatório, divulgado pela NOAA em 2 de setembro, Apostolides diz que muitos dos pescadores locais já estavam atribuindo a alta do nível de água do mar aos 'ferozes' ventos provenientes do nordeste.

No entanto, ainda resta o mistério implícito quanto à causa. "Por que a Corrente do Golfo se desacelerou? Por que o padrão de ventos que costumamos ver no outono surgiu semanas mais cedo?", questiona Edwing, da NOAA. "Não conhecemos as respostas a essas perguntas".

Fonte Terra

Lucas 21: 25-26 - "...e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas, Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto as virtudes do céu serão abaladas."