15 setembro 2009

MILAGRES NÃO PROVAM NADA

Alguns dias atrás eu ouvi um pastor de uma igreja evangélica alegar que os milagres realizados por ele seriam uma prova de que Deus estaria com sua igreja, ainda usou os milagres como sendo frutos do Espírito Santo. Também tenho recebido alguns comentários e mensagens de pessoas que, ao ler a postagem “Você Acredita em Deus? Então Você Acredita em Milagres”, se declaram provas vivas da operação do Espírito Santo nessas igrejas. Será que essas alegações são confirmadas na Bíblia?

Para responder a esta pergunta precisamos conhecer o fruto do Espírito Santo como descrito por Paulo, vejamos: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança e domínio próprio.” Gálatas 5:22. Perceba que Paulo usa a palavra “Fruto” no singular, isto nos levar a pensar que o fruto do Espírito Santo é composto de todos esses traços de caráter descrito por ele. Para compreendermos melhor tomemos uma fruta, a manga, por exemplo: ninguém pode apanhar um caroço de uma manga e afirmar que possui uma manga, nem tão pouco apanhar a sua casca e afirmar o mesmo, só podemos afirmar que temos uma manga se possuimos a manga por completo. Portanto, ninguém pode afirmar que possui o Espírito Santo alegando que é manso, ou que tem bondade, ou fé, e assim por diante, a prova da presença do Espírito Santo é a existência do Fruto completo em sua vida, e isto implica em possuir amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança e domínio próprio, todos juntos. O fruto, para uma melhor compreensão, têm haver com sentimentos, caráter, mudança de coração, de atitude, ser uma nova criatura.

Não encontramos milagres na lista de Paulo sobre o Fruto do Espírito Santo em Gálatas 5. Então como os milagres são considerados? Vejamos outra declaração de Paulo: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois milagres, depois dons de curar... Portanto, procurai, com zelo, os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.” I Coríntios 12: 28-31. Veja que curas e milagres são considerados dons e não frutos. Se alguém possuir o Espírito Santo não é necessário demonstrar todos os dons, pois estes o Espírito concede a cada um de acordo com sua vontade. I Coríntios 12:11. Os dons têm haver com talentos concedidos a cada um de acordo com a vontade do Espírito Santo, enquanto o fruto é algo que deve ser completo na vida de todos aqueles que nasceram de novo.

Agora que aprendemos a diferenciar o fruto dos dons, precisamos entender que o fruto do Espírito não pode ser falsificado, alguém pode até tentar falsificar uma ou outra parte do Fruto, mas nunca o Fruto completo, e ao compreendermos todas as implicações que o Fruto exige, não seremos enganados, ao contrário dos dons, pois basta falsificar um dom e muitos serão enganados. Vejamos o que Cristo nos diz: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mateus 24:11. Veja a citação que Cristo faz sobre os ‘falsos profetas’ e perceba que em I Coríntios 12:28, na lista de dons, diz: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas...”. A profecia é um dom do Espírito Santo, mas Cristo afirma que existem falsos profetas, assim como existem também falsos apóstolos, veja esta declaração de Paulo: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” II Coríntios 11:13. Então, está evidente que os dons ao serem falsificados podem resultar em engano e perdição de muitos. Tomemos cuidado ao acreditar em homens e mulheres que se dizem operadores de milagres, e tomemos cuidado também com estes milagres.

De acordo com Cristo, não é pelos dons que alguém pode ser reconhecido como seu servo, pois alguns que possuem talentos alegarão a salvação pelos tais e serão rejeitados, veja: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi, abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7: 22-23. Veja que todos os pontos alegados são dons contidos na lista de I Coríntios 12. É através dos frutos que devemos identificar-los. “Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:16.

Portanto amigo, não basta realizar milagres, operar curas, falar línguas, ou possuir qualquer outro dom, precisamos mudar de vida, deixar Cristo viver em nós, e, assim, cumprirmos os seus mandamentos. A Igreja de Deus será conhecida não pelos dons que possui, mas por guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, resumindo, pelos frutos. Através da fé em Cristo, ele nos concede forças para guardarmos os seus mandamentos, isto é justificação pela fé, o Fruto do Espírito Santo. Apocalipse 12:17. A mulher descrita em Apocalipse 12 é a Igreja Verdadeira, assim como a Mulher descrita em Apocalipse 17 é a Igreja Falsa, lembrando que esta possui muitas outras filhas (igrejas), que seguem seus ensinos e bebem do vinho de sua prostituição. Veja que Paulo considera a Igreja como uma noiva virgem, sendo preparada para um esposo, a saber, Cristo. (II Coríntios 11:2). Que contraste! Uma mulher virgem e uma mulher prostituta, uma igreja verdadeira e uma igreja falsa e, repito, que possui filhas (igrejas) prostitutas.

Só para terminar, veja as inúmeras profecias bíblicas quanto ao surgimento de falsos profetas que realizariam milagres para enganar a muitos, e isto aconteceria nos últimos dias:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” Mateus 7: 15.

“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mateus 24: 11.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24: 24

“Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.” Marcos 13: 22.

“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” I João 4: 1.

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Coríntio 11: 13-15.

“A esse, cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça, para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” II Tessalonicenses 2:9-12.

“Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16: 14.

Será que isto já não está acontecendo? Ou será que a Bíblia errou?

E ainda Cristo alertou:

“Eis que eu vo-lo tenho predito.” 24: 25

Eis que Ele está nos avisando.

Não podemos crer que todas as igrejas que operam milagres, operam pelo Espírito Santo, pois corremos o risco do engano e, ainda, recebermos milagres por outro espírito, que não é o Deus. Mas você pode perguntar: Satanás pode operar milagres? Claro. Leia os versos acima e comprove que a bíblia afirma que ele faria isso para enganar aqueles que não conhecem a verdade. Não fique no engano, solicite um estudo bíblico e tire suas dúvidas. Veja esta declaração: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" Oséias 4:6. Não seja destruído por falta de conhecimento.

Se alguém desejar receber um estudo bíblico completo para tirar suas dúvidas, por favor, entre em contato através do e-mail: restaumaesperanca@hotmail.com ou acesse o Site http://www.esperanca.com.br/ e conheça o poder da Esperança. Solicite seu estudo.

Resta Uma Esperança