16 setembro 2009

A ONU E O VATICANO UNIDOS PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE - Leia a nota no final da postagem

Nova Iorque, 16 set (RV) - Desenvolvimento sustentável na ótica da realização dos objetivos e metas ambientais fixadas pelos acordos internacionais. É este o assunto principal tratado na mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgada hoje por ocasião do 14° Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozônio.

Em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram o "Protocolo de Montreal" no qual se comprometiam a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), indicado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera.

"As provas recolhidas indicam que a eliminação do CFC limitou, desde 1990, o aumento das mudanças climáticas de pelo menos 12 anos" – lê-se na mensagem.

Ban Ki-moon ressalta ainda, que a "cooperação internacional em matéria do CFC é uma clara demonstração de que, através da união de propósitos e ações, é possível diminuir os riscos para o nosso Planeta e construir um mundo mais seguro para as futuras gerações".

Referindo-se à conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas que se realizará em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro próximo, o secretário-geral da ONU disse que os governos devem acolher tal ocasião para chegar a um acordo ambicioso, global e equitativo sobre as mudanças climáticas.

"Sem uma verdadeira ação conjunta contra as mudanças climáticas o mundo caminharia rumo a uma profunda fratura social, econômica e ambiental" – conclui Ban Ki-moon (MJ)

Fonte Rádio Vaticana

Nota: Perceba que a busca por um acordo climático global e ambicioso é o apelo que ruge de todos os lados. Outro ponto interessante é a fonte da informação, veja a importância que é dada ao assunto em todos os sites ligados ao Vaticano, perceba que existe um interesse muito grande por parte de Bento XVI neste tema, não será devido ao Sentido Ecológico do Domingo? Creio que sim.