03 setembro 2009

"Eucaristia Como Fonte e Cume da Vida" - Diz o Papa

Desprender-se de coisas efêmeras para desejar as eternas, pede o Papa Bento XVI

Vaticano, 02 Set. 09 / 11:50 am (ACI).- Na Audiência Geral desta quarta-feira, celebrada na Sala Paulo VI no Vaticano, o Papa Bento XVI alentou aos fiéis a desprender-se das coisas efêmeras para desejar as eternas, centrando-se na Eucaristia como fonte e cume da vida.

Retomando as catequeses sobre os grandes Santos da Igreja do Oriente e do tempo medieval no Ocidente, Bento XVI dedicou a de hoje a São Odo, o segundo abade da famosa Abadia de Cluny, na França. "Desde aquele centro de vida espiritual pôde exercer um grande influxo nos monastérios do continente europeu", difundindo a vida e a espiritualidade inspiradas na Regra de São Bento. Faleceu no ano 942.

O Papa Bento recordou que entre as virtudes do santo destacam "a paciência, o desapego pelas coisas terrenas, o zelo pelas almas, seu empenho pela paz, o cumprimento dos mandamentos, a atenção aos pobres, a correção dos jovens e o respeito pelos anciãos".

Fonte ACI Digital

Nota: "Eucaristia como fonte e cume da vida" - "virtudes de uma santo...guarda dos mandamentos". Veja a nítida relação que BXVI faz com a eucaristia e a guarda do mandamentos, onde se lê "eucaristia", lê-se "domingo" que, de acordo com os mandamentos católicos, é o "dia do senhor". Certamente o discurso em torno deste assunto tem ganhado força e destaque nas pregações de BXVI.