22 setembro 2009

Campanha quer dia sem carne para frear aquecimento global


Segundo a FAO, pecuária emite 18% de gases do efeito estufa; mais que o setor de transportes

A Sociedade Vegetariana Brasileira lança no dia de 3 de outubro uma campanha para convencer o brasileiro a ficar sem comer carnes de qualquer tipo um dia por semana (segunda-feira).

O objetivo principal é reduzir o impacto da produção de carne sobre o meio ambiente e, em especial, sobre o aquecimento global.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), o setor pecuário emite mais gases de efeito estufa (18%) que o de transportes.

Essas emissões estão relacionadas ao sistema digestivo do gado (por meio de arrotos e flatulências) e também ao desmatamento de florestas para a criação de pastos e aos outros insumos gastos, o que faz com que a produção de carne tenha alto custo para o planeta (veja ao lado).

Campanha semelhante já foi lançada em outros países, como na Grã-Bretanha, encabeçada pelo ex-beatle Paul McCartney. Ele lembra, no site mundial da campanha (www.supportmfm.org), que muita gente não sabe como ajudar o meio ambiente. "Um dia da semana sem consumir carne é uma mudança que todos podem adotar", diz.

Fonte Jornal Destak

Nota: Dia sem Carne, Dia sem Carro, Hora da Terra... Estamos muito perto do fim de todas as coisas. Está passando da hora da preparação para crise final.