31 agosto 2009

Papa pede que países industrializados cooperem pelo planeta

O pontífice fez a chamada ao final de sua tradicional reza do Ângelus

O papa Bento XVI pediu neste domingo que os países industrializados cooperem "com responsabilidade pelo futuro do planeta e para que não sejam as povoações mais pobres que paguem um maior preço pelas mudanças no clima".

O pontífice fez esta chamada ao final de sua tradicional reza do Ângelus e lembrou que, "na próxima terça-feira, acontecerá na Itália o Dia da Salvaguarda da Criação". "Trata-se de um evento significativo, de relevância também ecumênica, que este ano terá como tema principal a importância do ar", lembrou Bento XVI.

Além disso, ressaltou que "o ar é um elemento indispensável para a vida" e pediu, como já fez na audiência da quarta-feira passada, "mais compromisso de todo o mundo para proteger a criação, dom de Deus". Por outro lado, durante a reza do Ângelus em sua residência de verão (hemisfério norte) em Castelgandolfo, o papa ressaltou que a história do Cristianismo está cheia "de inumeráveis exemplos de pais santos e de verdadeiras famílias cristãs, que acompanharam a vida de generosos sacerdotes e pastores da Igreja".

Bento XVI evocou a figura de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, sobre quem disse que "nunca deixou de rezar" para a conversão de seu filho, e da qual disse que, "mais que uma mãe", foi "a fonte de seu Cristianismo". "Quando os cônjuges se dedicam generosamente à educação dos filhos, guiando e orientando na descoberta do amor de Deus, preparam esse fértil terreno espiritual no qual nascem e amadurecem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada", afirmou.


Nota: Quero afirmar que nada temos contra a proteção ao meio ambiente, pelo contrário, acreditamos que Deus é o criador e que devemos ser protetores da criação de Deus, acreditamos tanto nisto que descansamos no dia em que se comemora o ato criativo de Deus (Gênesis 2:1-2), e aconselhamos que as pessoas parem neste dia para o planeta poder respirar, o Sábado é o dia escolhido para este fim. (Êx. 20:8-11). O que combatemos e refutamos é que este dia, o Sábado, tenha sido alterado e colocado em seu lugar o Domingo, pois não existe uma linha na bíblia que autorize esta mudança. E todos os apelos de BXVI são em prol da observação do domingo como dia de guarda, ato que mostra todo o poder que a Igreja Católica tem, poder de alterar até o que foi escrito pelo "dedo de Deus" (Êx. 31:18), e isto foi profetizado (Daniel 7:25). Mas este poder só exercido sobre aqueles que desejarem tomar do seu vinho. (Apocalipse 17)