16 junho 2009

LÍDERES RELIGIOSOS SE ENCONTRARÃO EM PREPARAÇÃO AO G-8

Roma, 15 jun (RV) - Líderes de diversas religiões se encontrarão nos dias 16 e 17 de junho, na sede do Ministério das Relações Exteriores, na Itália, como o fazem há três anos, em preparação à cúpula do G-8 (o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo e mais a Rússia).

O encontro dos religiosos foi apresentado nesta segunda-feira, numa coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Dom Vincenzo Paglia, bispo de Terni-Narni-Amelia, e pelo subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Vincenzo Scotti, na Sala Marconi, na Rádio Vaticana.

A cúpula terá início oficialmente, na manhã desta terça-feira, com uma visita à cidade de Aquila, devastada em abril passado, por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter, que matou 297 pessoas e deixou outras 50 mil desabrigadas.

Em seguida, os líderes retornam a Roma, para dar início, no período da tarde, aos trabalhos do encontro propriamente dito. Na quarta-feira, o evento prosseguirá no Ministério das Relações Exteriores.

Representando a Igreja Católica, estará presente no encontro o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Os trabalhos contarão com a presença também, de uma delegação do Patriarcado Ortodoxo de Moscou.

O primeiro encontro de líderes religiosos em preparação às cúpulas do G-8 realizou-se em 2006, na Rússia. No ano seguinte, o evento foi realizado na Alemanha e, em 2008, no Japão. (AF)

Fonte Rádio Vaticana

Nota: Algo está acontecendo nesses encontros, assuntos sigilosos tem sido tratados, acordos estãos sendo feitos, alianças tem sido realizadas. Será que já é tempo de preparar-nos para o fim?