27 maio 2009

Unidade, sinal belo e comovente, diz arcebispo

No Brasil, celebra-se a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

SÃO PAULO, quarta-feira, 27 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Um dos “mais belos e comoventes” sinais que a Igreja pode dar ao mundo é o da unidade, afirma o arcebispo do Rio de Janeiro.

Dom Orani João Tempesta assinala que “não é à toa que no Brasil esta semana que antecede a Solenidade de Pentecostes foi também escolhida como a Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos”.

Segundo o arcebispo, Pentecostes “traz a certeza” da ação do Espírito Santo “na caminhada da Igreja, dando possibilidade de vivermos em unidade em meio a tantas diversidades”.

“Temos a busca e a necessidade de vivermos unidos enquanto cristãos! E isso é ainda mais sentido em nossa caminhada como Igreja, ou seja, no interior da Igreja somos chamados a viver na unidade em meio à diversidade”, escreve Dom Orani, em artigo divulgado hoje pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O arcebispo recorda que são muitos os carismas, dons e serviços que hoje existem na Igreja, “mas se não formos unidos acabamos perdendo a potência em sermos sinais do Cristo”.
“As divisões e críticas entre nós demonstram a dificuldade dessa vivência de comunhão, de aceitação das pessoas entre si, do acolhimento da diversidade.”

O grande desafio –prossegue Dom Orani– “é o saber viver nessa comunhão com o coração desarmado e abrindo-nos à alegria de podermos conviver uns com os outros como irmãos que se amam e se aceitam no Senhor”.

Já o arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, ao abordar também o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, recorda que “Jesus pediu ao Pai a fim de seus discípulos viverem unidos”.

“Sejam quais forem as razões dos desentendimentos, somos convidados à vida fraterna de mais compreensão, ajuda mútua e testemunho de fraternidade”, afirma.

De acordo com o arcebispo, não se trata de “renúncia de uma fé em vista de outra crença. O mesmo Senhor, Pai de todos, nos congrega para seguirmos o Filho no caminho de amor, solidariedade, valorização das virtudes do outro”.

Dom José Moura considera que esta Semana de Oração “nos fortificará na fé com as consequências de promoção da unidade. As comunidades ou igrejas diferentes são convidadas a fazer juntas a oração ecumênica”.

Fonte Zenit.org

Nota: As Igrejas Cristãs bem que tentam na aparência não estarem unidas, mas em seus atos é fácil perceber a união. Na música, na literatura, nos pregadores, nos cantores, nas doutrinas, percebemos que já existe algo em comum e ficará, a cada dia que passa, mais evidente.