28 maio 2009

Sobe para 4 o número de mortos por terremoto em Honduras

Tegucigalpa, 28 mai (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram em Honduras por causa do terremoto de 7,1 graus na escala Richter registrado hoje no Caribe hondurenho, informou uma fonte oficial.

O titular da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), Marco Burgos, disse aos jornalistas que as vítimas, um jovem de 15 anos e outros três menores, são dos municípios de Yoro, La Lima, Tela e Gracias, no norte e oeste de Honduras.

Fontes dos Bombeiros, da Copeco e outras autoridades locais também reportaram mais de uma centena de casas danificadas e edifícios em cidades importantes como San Pedro Sula, Cortés e El Progreso, entre outras.

As autoridades descartaram danos em locais como a represa hidroelétrica Francisco Morazán, no sul do departamento de Cortés e com capacidade de gerar até 300 megawatts.

O terremoto foi registrado cerca de 130 quilômetros ao norte da cidade de La Ceiba.
Embora a possibilidade de tsunami tenha sido descartada até agora, as autoridades se mantêm em alerta.

Ainda não há uma contagem oficial dos danos materiais provocados pelo tremor, mas a imprensa de todo o país relatou danos nos departamentos de Atlántida, Cortés, Santa Bárbara, Yoro, Comayagua e Lempira.

O terremoto também foi sentido cerca de 63 quilômetros ao norte da ilha de Roatán, departamento hondurenho de Islas de la Bahía, da qual também fazem parte Utila e Guanaja.
Nas três ilhas a situação é de relativa calma e os danos foram menores.

A região afetada pode ser o Vale de Sula, onde se concentra grande parte da atividade industrial, comercial, agrícola e pecuária de Honduras.

O terremoto ocorreu por volta das 2h26 locais (5h26 de Brasília) e durou pelo menos 20 segundos em algumas regiões. EFE

Fonte Portal G1