28 maio 2009

Adoção da identidade digital é responsabilidade do governo

Representantes de bancos, empresas de crédito, varejo, especialistas em crimes digitais e em Segurança da Informação, concluíram, durante debate Decision Meeting Identidade Digital contra Crimes Virtuais, realizado pela TV Decision, nesta terça-feira, 26/05, que a falta de uma padronização e uma única fonte de armazenamento de dados do cidadão prejudicam o avanço de negócios e o combate a ataques criminosos na internet.

“A questão da identidade digital deve ser tomada pelo governo e não de forma fracionada entre bancos ou jogada para o comércio eletrônico. Enquanto o governo não se conscientizar que temos vários problemas de identificação seja virtual ou real não avançaremos nessa discussão”, critica José Mariano de Araújo Filho, delegado titular da Delegacia de Investigações Criminais quando lembra da demora pela aprovação do RIC.

É bom lembrar que existe um Projeto de Lei 9454, que tramita desde 1997 no poder legislativo, que prevê a instituição do Registro de Identidade Civil (RIC). Entretanto, as empresas avaliam que não dá para esperar a aprovação do RIC em função da evolução dos crimes digitais. “Não estamos esperando a decisão do poder público e por isso puxamos o mercado com iniciativas inovadoras, capazes de identificar o cliente seja com o uso de token ou identificação biométrica. O ideal é congregar todas essas tecnologias”, diz Marcelo Ribeiro Câmara, responsável pela área de segurança digital do Bradesco. (Leia mais)

Risk Report

Nota: Estamos diante de grandes transformações, e essas mesmas transformações são necessárias para que a profecia se cumpra, pois está escrito que a liberdade para comprar e vender será tirada de alguns. O certo é que o mundo está se preparando para dá o último assalto e nós como o grande alvo deste assalto estamos vivendo como se nada estivesse acontecendo.