11 março 2009

Céticos questionam aquecimento global

Conferência em Nova York reúne críticos do alarmismo em torno do tema

Cientistas, governantes e até um astronauta estão reunidos em Nova York, desde ontem, para questionar o alarmismo em torno da mudança climática no planeta.

A conferência dos céticos, como está sendo chamada, foi aberta pelo presidente da República Checa, Vaclav Klaus – uma das autoridades para quem não passa de mito a tese de que o homem é o principal responsável pelo aquecimento global.

– Queremos mostrar ao público que o debate sobre o tema não terminou, que ainda existe espaço para discordância e que a Terra não está aquecendo – explicou Dan Miller, porta-voz do Instituto Heartland, a organização liberal patrocinadora do encontro.

Uma das estrelas da conferência é o astronauta Jack Schmitt, que caminhou na Lua em 1972, na última missão tripulada da Nasa no satélite. De acordo com ele, os cientistas que questionam o aquecimento global “estão sendo coagidos”, até por colegas.

– Muitos perderam verbas de pesquisa por não seguirem o consenso político segundo o qual o homem é o causador de uma crise climática global – disse Schmitt.

Já o presidente checo, principal voz contrária ao alarmismo climático entre chefes de Estado, chamou o ambientalismo de mal do século.

A maior ameaça à liberdade, à democracia, à economia de mercado e à prosperidade não é mais o socialismo. É, sim, a ambiciosa, arrogante e inescrupulosa ideologia do ambientalismo. O alarmismo global está desafiando nossa liberdade – afirmou Klaus.

Cerca de 70 cientistas participam da conferência, que termina amanhã. Apesar do número pequeno – se comparado com os milhares que defendem a tese de que o homem é, sim, o responsável pelo aquecimento do planeta –, ambientalistas se queixam de que a negação de um fenômeno grave como esse pode brecar os esforços para salvar a Terra.

Segundo pesquisas, 58% dos americanos acreditam que a atividade humana é a responsável pelas mudanças climáticas. No entanto, muitos não veem necessidade de uma ação urgente. Uma pesquisa feita pelo Pew Research Centre neste ano mostrou o aquecimento global em último lugar na lista dos assuntos que mais preocupam os americanos: apenas 30% elegeram o tema como sua preocupação principal, muito menos do que os que escolheram economia, empregos, terrorismo, declínio moral e, até, política comercial.

Até 2006, o Instituto Heartland, patrocinador da conferência dos céticos, era financiado pela Exxon Mobil – maior empresa petrolífera do mundo.

Nova York


Fonte Zero Hora


Nota: Seria bom todos assistirem a palestra de Michelson Borges sobre o ECOmenismo para tirar suas dúvidas a respeito deste assunto, basta clicar aqui para baixar o conteúdo da palestra.