03 março 2009

Antártica tem perda recorde de gelo

Uma placa de 14 mil quilômetros quadrados - maior que o Havaí - da plataforma de gelo Wilkins, na Península Antártica, está se desprendendo devido ao aquecimento global. O alerta partiu de cientistas do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC) em pesquisa na região.

Pelo menos 25% da placa já se fragmentaram, e foram avistados enormes icebergs de mais de 200 metros de altura dispersos pelo Oceano Austral. O fenômeno aumentará o nível do mar.

Espanhóis, a bordo do navio de investigação oceanográfico Hespérides, estudam o impacto do colapso sobre o ecossistema do Mar de Belinghausen, a oeste: o desprendimento total da placa é iminente. A temperatura da água é muito alta nesta zona.

Fontes do CSIC dizem que é a primeira vez que cientistas chegam tão perto de um evento dessa magnitude. Houve o recuo de 550 quilômetros, em duas semanas, da faixa de gelo no Mar de Belinghausen.

"Detectamos concentrações muito baixas de CO2 na água do mar, o que sugere aumento de penetração da luz. Os materiais liberados pelos icebergs se fundem e fertilizam o oceano. Há evidências de maior produção biológica", disse Jordi Dachs, do CSIC.

Fonte SRZD