13 fevereiro 2009

União Europeia entra oficialmente em recessão

Bruxelas, 13 fev (EFE).- O Eurostat, escritório estatístico comunitário, confirmou hoje a entrada em recessão dos 27 países-membros da União Europeia, ao seu PIB cair pelo segundo trimestre seguido, se contraindo em 1,5% nos últimos três meses de 2008, após perder 0,2% no terceiro trimestre.

A queda do PIB entre outubro e dezembro foi a mesma entre os países específicos que usam o euro como moeda comum.

Desta maneira, os países que usam o euro acumulam três trimestres seguidos com queda da atividade econômica e se confirma a entrada em recessão da economia dos 27 países-membros, ao seu PIB cair por dois trimestres seguidos.

No acumulado de 2008, as economias ainda fecharam com pequeno crescimento, de 0,9% na UE e 0,7% nos países do euro.

Entre os 15 Estados-membros sobre os quais o Eurostat forneceu dados atualizados, seis entraram em recessão.

Entre as cinco grandes economias da União, a França é a única que se salva, por enquanto, da recessão oficial, pois Alemanha e Itália já acumulam três trimestres com o PIB em retrocesso e Espanha e Reino Unido, dois.

A deterioração da economia alemã se intensificou consideravelmente nos três últimos meses do ano, nos quais seu PIB caiu 2,1%, após uma queda de 0,5% no trimestre anterior.

O PIB italiano caiu 1,8%, após perder 0,6% nos três meses anteriores.

No Reino Unido, o retrocesso entre outubro e dezembro de 2008 foi de 1,5%, após uma baixa de 0,6% no terceiro trimestre.

Na França a atividade econômica, que ainda tinha crescido 0,1% de julho a setembro, diminuiu 1,2% nos últimos três meses de 2008.

Já a economia espanhola perdeu 1% entre outubro e dezembro.

Em comparação com o último trimestre de 2007, a economia da zona do euro caiu 1,2% e a da UE,1,1%, contra avanços de 0,6% e de 0,8%, respectivamente, no trimestre anterior.

Evolução do PIB no quarto trimestre de 2008 nos países do euro, na UE e em seus 27 Estados-membros no quatro trimestre de 2008, respectivamente ao trimestre anterior e ao mesmo período de 2007, em porcentagem:

Fonte Portal G1

Nota: Esta crise esta causando estragos no mundo, deixando a população com medo, e cada dia que passa se agrava mais e "o pior", dizem os especialistas, "ainda não chegou". Está na hora do povo de Deus orar solicitando graça e poder, pois sabemos do pior que poderá vir.