10 fevereiro 2009

Comentário sobre Música

Recebi este comentário sobre o artigo postado neste blog com título A Bateria e o Transe nos Rituais Xâmanicos, transcrevo o comentário na íntegra:

"Irmão Hilton,

"Nunca fui pentecostal. Nasci em berço católico e, como qualquer jovem de minha época, frequentei muitas 'baladas' regadas à bebidas, mulheres e rock. Depois que Jesus me tranformou passei a ser membro da IASD, onde encontrei a paz que Deus promete em Sua Palavra. A tristeza invade meu coração quando vou a igreja adorar a Deus e, ounvindo muitas músicas (não posso chamar de hinos) tocadas atualmente fazem minha memória retornar aos tempos de 'festas'. Os mesmos ritmos as mesmas melodias de muitas músicas tocadas e cantadas na Casa de Deus, eu ouvi, cantei e dancei em clubes noturnos. Como posso adorar meu Deus com esse tipo de louvor? Um louvor que me faz lembrar dos tempos de pecado e prazeres da carne? Gostaria que os músicos da IASD meditassem nisso antes de entrar em um estúdio de gravação".

Marco Aurélio.

O que este leitor expressa é exatamente o que muitos outros irmão que desejam fazer a vontade de Deus e tornar a Nova Vida Cristã em Novidade de Vida como diz Paulo (Romanos 6: 4) também sentem ao ouvir muitas músicas cantadas em nossos púlpitos. É lamentável falar sobre este assunto, mas é a verdade.

Grupos musicais como Kid Abelha, Roupa Nova, Yahoo, Titãs, Legião Urbana, Nenhum de Nós, Skank e muitos outros cantores individuais como Fábio Júnior, José Augusto, até mesmo duplas sertanejas, como também internacionais como Stevie Wonder, Bryan Adams, Scorpions, U2, etc, são imitados em nossos púlpitos. Outro dia eu ouvi uma música de um cantor nosso que a introdução da mesma me fez lembrar a música tema do filme Titanic. Todos aqueles que gostavam deste estilo de música e hoje servem a Deus verdadeiramente irão concordar comigo. Estas músicas nos faz lembrar do velho homem, da velha vida e a Bíblia nos diz que deveríamos deixar morrer o velho homem. Quando vamos à igreja para adorar a Deus ouvimos músicas que nos faz lembrar de quando viviamos no mundo, nas baladas. Estas músicas são instrumentos de Satanás para não deixar o velho homem morrer dentro de muitos e, assim, desvirtuar o louvor verdadeiro. A música que serve para adorar a Deus deve nos fazer pensar no céu e não no mundo. Músicos adventistas, acordem!!!! Pelo amor de Deus!!! As músicas que outrora vocês cantavam no mundo não serve para adorar a Deus, nem suas melodias, nem seus ritmos, nada pode ser aproveitado, lembre que você é Nova Criatura e tudo se fez novo (II Coríntios 5: 17), isto quer dizer até o estilo de música, tudo. A Música de Deus tem que ser diferente. Isto não é extremismo ou fanatismo, isto é a realidade, e se por acaso você pensar que isto é extremismo cuide-se para que você não faça como Arão, Nadabe e Abiú.

Arão se deixou levar pela influência do povo e fez um bezerro de ouro, e o povo cantou e dançou ao som das músicas do Egito e quase perdeu a vida por ser um líder fraco. Oh! Quantos iguais a Arão estão em nosso meio hoje, possuindo medo de falar a verdade para não ser considerado extremista.

Nadabe e Abiú trouxeram fogo estranho para dentro do Templo e perderam a vida.

Lembre-se:

Resta Uma Esperança