25 fevereiro 2009

Encontro Ecumênico termina com Apelo ao um "Dia Mundial da Criação"

Crise ambiental, sintoma de profunda crise espiritual

Reunião conjunta dos bispos católicos e os representantes ortodoxos e protestantes

ESZTERGOM, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A degradação do ambiente é o resultado de uma profunda crise espiritual do homem contemporâneo, e diante disso os cristãos europeus se sentem no dever de dar uma resposta.

Esta foi a conclusão do encontro ecumênico conjunto realizado no fim de semana passado em Esztergom (Hungria), entre o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que reúne representantes dos bispos católicos, e o Conselho Ecumênico das Igrejas (KEK) que reúne representantes de outras confissões cristãs do continente.

Segundo o comunicado final, divulgado no domingo, os participantes no encontro mostraram seu acordo com as palavras de Bento XVI, que afirma que os desertos externos do mundo estão crescendo porque os desertos internos são muito grandes.

«Os seres humanos precisam ver-nos como os gestores da Criação e não como seus exploradores», afirma o comunicado.

Na Europa, esta crise tem um triplo aspecto, segundo manifestou à assembléia o Pe. Piotr Mazukiewicz, secretário geral da COMECE (representantes nas instituições da União Européia).

Existe, afirmou Mazurkiewicz, uma «atmosfera de crise» na Europa que se manifesta na crise institucional (negativa a ratificar o Tratado de Lisboa), a crise financeira e a crise ambiental.

Outro dos pontos fundamentais de acordo entre os representantes cristãos foi o da íntima conexão que existe entre a degradação do meio ambiente e a falta de justiça social.

«A consciência de um serviço efetivo à criação está intimamente relacionada com a preocupação pela justiça no mundo – afirmaram. Nós, europeus, devemos compartilhar um sentimento de solidariedade com os mais pobres do mundo, que são as principais vítimas de nossa falta de responsabilidade para com a criação.»

Os representantes da CCEE e da KEK consideraram muito oportuna a participação dos cristãos na Reunião sobre a Mudança Climática que acontecerá em dezembro deste ano em Copenhague.

Outra das iniciativas aprovadas é dedicar anualmente, desde 1º de setembro até 4 de outubro, a rememorar e contemplar a criação como dom de Deus. A iniciativa partiu há 20 anos de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Dimitrios I, que propunha a celebração de um Dia da Criação a nível mundial.

O próximo encontro deste Comitê será em março de 2010 e tratará sobre a questão das migrações.

Fonte Zenit

Nota:
Este assunto vem se tornando mais forte a cada dia, o mundo protestante de mãos dadas ao catolicismo proclamará o domingo como dia mundial de proteção ao meio ambiente e à Criação, este apelo será aceito tanto por evangélicos como por católicos e não demorará muito para ser aceito pelo políticos e assim ganhar caráter de lei.

Precisamos pregar a verdade presente de maneira clara, respeitando os costumes e crenças, mas não podemos omitir a verdade.

Oremos e preparemos a nossa vida e não esqueçamos de buscar ouro refinado no fogo, colírio e vestes brancas.