12 fevereiro 2009

Diante da crise, os bispos da América Latina pedem nova ordem internacional

Não é o resultado de dificuldades financeiras, mas de uma crise de valores

BOGOTÁ, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A crise econômica e financeira, em particular suas causas, mostra a necessidade de uma nova ordem internacional, consideram os representantes dos bispos da América Latina, na mensagem redigida pela presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), reunido em Bogotá nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Continuando a reflexão que Bento XVI fez em várias ocasiões, os prelados consideram que «a crise atual não é o resultado de dificuldades financeiras imediatas, mas uma consequência do estado de saúde ecológica do planeta e, sobretudo, da crise cultural e moral que vivemos, cujos sintomas são evidentes há muito tempo em todo o mundo».

Daí a urgente necessidade, segundo os bispos, «de que a globalização seja regida pela ética, pondo tudo ao serviço da pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus».

«A atual crise financeira evidencia o afã excessivo de lucro acima da valorização do trabalho e do emprego, convertendo-o em um fim em si mesmo», sublinham.

Esta inversão de valores, continuam advertindo, «perverte as relações humanas, substituindo-as pelas transações financeiras, que deveriam estar ao serviço da produção e da satisfação das necessidades humanas».

«É evidente que a globalização, tal como está configurada atualmente, não foi capaz de interpretar e reagir em função de valores objetivos, que se encontram além do mercado e que constituem o mais importante da vida humana: a verdade, a justiça, o amor e, muito especialmente, a dignidade e os direitos de todos, ainda daqueles que vivem à margem do próprio mercado

A economia internacional, denunciam, «concentrou o poder e a riqueza em poucas mãos, excluindo os desfavorecidos e aumentando a desigualdade».

Por este motivo, os prelados exigem «considerar seriamente a necessidade de estabelecer as bases para uma nova ordem internacional, fundada em novas regras do jogo, que também levem em conta os valores do Evangelho e o ensinamento social da Igreja, a fim de promover uma globalização marcarda pela solidariedade e pela racionalidade, que faça deste continente não só o Continente da Esperança, mas também do amor».

Fonte Zenit

Nota: Este apelo à uma nova ordem intenacional (Nova Ordem Mundial) é baseada nos costumes e ensinamentos da Igreja Católica, eles citam as crises ambiental, financeira, moral e cultural como problemas que devem ser solucionados nesta nova ordem. Esta tudo caminhando de acordo com o que tem sido divulgado neste blog e em muitos outros.