02 dezembro 2008

Excesso de TV e internet pode afetar saúde de crianças, diz estudo

Exposição à mídia está vinculada a obesidade e fumo, segundo pesquisa.
Ligação a problemas de deficiência de atenção, porém, não é tão firme.

Passar muito tempo assistindo TV, jogando videogames e navegando pela internet faz com que as crianças fiquem mais sujeitas a diversos problemas de saúde, entre os quais obesidade e fumo, disseram pesquisadores norte-americanos nesta terça-feira (2).

Especialistas do National Institutes of Health dos Estados Unidos, da Universidade Yale e do California Pacific Medical Center analisaram 173 estudos conduzidos desde 1980, em uma das mais abrangentes avaliações já realizadas sobre a maneira pela qual a exposição a fontes de mídia pode afetar a saúde de crianças e adolescentes.

Os estudos, a maioria dos quais realizados nos EUA, se concentram em televisão, mas alguns também consideram videogames, filmes, música e uso de internet e computadores. Três quartos das avaliações apontam que consumo mais alto de mídia está associado a resultados negativos de saúde.

Os estudos oferecem fortes indícios de que as crianças com mais exposição à mídia têm maior propensão à obesidade, ao fumo e a iniciar atividades sexuais mais cedo do que as crianças que passem menos tempo diante de uma tela, dizem os pesquisadores.

Outras pesquisas apontam que mais exposição à mídia também está vinculada a uso de álcool e drogas e desempenho escolar mais baixo, mas os indícios quanto a um vínculo a problemas de deficiência de atenção e hiperatividade não são tão firmes, eles apontam.

"Acredito que o número de pesquisas que demonstram esse impacto negativo de saúde tenha sido uma surpresa", disse o médico Ezekiel Emanuel, do NIH, um dos pesquisadores responsáveis pelo relatório divulgado pela organização sem fins lucrativos Common Sense Media, em entrevista por telefone.

"O fato de que a questão da quantidade talvez importe mais que o conteúdo em si também é causa de preocupação. Temos uma vida de alta saturação de mídia, no século 21, e reduzir as horas de exposição será uma questão importante", acrescentou.

Fonte Portal G1

Nota: Para resolver esse problema precisamos, como pais, dedicar tempo aos filhos, não podemos e jamais conseguiremos educar nossos filhos longe deles durante a maior parte de sua vida. Não estou dizendo sobre o tempo gasto dentro do carro ao levar os filhos para algum lugar, ou sentado à mesa, quando o fazemos, para almoçar ou jantar. Não, não é esse tempo que estou falando, estou falando sobre o tempo para brincarem juntos, conversarem, saírem para passear. Em vez de ficar em frente à televisão assistindo filmes, futebol ou qualquer outro programa que não nos educa espiritualmente, sente para brincar com seus filhos, conversar com eles. Lembra daquele domingo pela manhã que sempre gosta de sair para estar com os irmãos, jogar bola, pois é, convide seu filho para fazer uma caminhada, para pescar, ou qualquer outra coisa que seu filho goste, o importante mesmo é que esteja junto dele e dedicando tempo para conseguir sua amizade. Além de ser pai ou mãe, seja amigo(a) de seu filho(a).