19 novembro 2008

Religiosos buscam unir linhas de pensamentos

Muçulmanos, hindus, evangélicos, católicos, judeus, budistas, cardecistas, camdomblé e umbanda juntos. Não se trata de uma mistura de religiões, mas de um diálogo entre elas. O Fórum Inter-religioso, em fase de fundação, terá sua segunda reunião hoje, às 14h, na Associação Beneficente Muçulmana do Rio Grande do Norte (ABMRN).

‘‘Primeiro, é um espaço de diálogo para a gente se conhecer e se amar. Segundo, é o espaço onde a gente pode, juntos, promover a justiça, a paz e a fraternidade, que são valores comuns a todos as religiões. E terceiro, é uma maneira de combater o preconceito e a discriminação religiosa’’, explicou um dos idealizadores do fórum, Pe. Fábio.

A idéia foi apresentada pelo padre na inauguração da ABMRN, em agosto deste ano. ‘‘Na hora da minha fala, eu provoquei, convidei os líderes religiosos para criarmos esse fórum’’, contou o padre. O que ele encontrou foi outras pessoas que pensavam como ele e também tinham o desejo de realizar essa troca.

O presidente da Federação Israelista do Rio Grande do Norte e Paraíba, Joaquim Fontes Galvão, foi um dos que se dispôs a participar. ‘‘Eu considero o fórum como a forma de coerência entre as religiões e o encontro de valores que existe entre elas. Por estar ao lado das demais, a gente pode se conhecer e evitar a intolerância religiosa, por exemplo. Assim como também pretendemos realizar atividades sociais em conjunto’’, disse Galvão.

Pe.Fábio reforça a idéia de que o fórum deverá ter atuações na sociedade para a garantia dos direitos humanos e da justiça social. ‘‘A gente quer ser uma voz positiva na cidade para o desenvolvimento econômico e social, com respeito ecológico. Quando for o caso, vamos denunciar a corrupção, a degradação do meio ambiente, injustiças. Se for necessário, entraremos com ações no Ministério Público’’, exemplificou o pároco.

O grupo pretende fazer, pelo menos, uma reunião por mês. O momento de construção do fórum ficou por conta dos líderes das religiões. Nos encontros, eles estão pensando uma carta de fundação, que irá relatar esse momento de criação do Fórum Inter-religioso, e uma carta de princípios, para falar sobre suas atribuções e objetivos.

O padre explicou ainda que o fórum não terá sede. As reuniões acontecerão nos locais de culto das respectivas religiões. ‘‘A gente não deseja institucionalizar, engessar. Será um fórum, um espaço aberto. Queremos nos articular para sermos mais uma voz entre os atores sociais que já existem’’, disse.

Segundo Pe.Fábio, um fórum como esse é ainda novidade no Brasil. Ele disse que existem grupos religiosos como este no Rio de Janeiro e em São Paulo. É o primeiro a ser criado no nordeste.

Fonte Diario de Natal

Nota: Os encontros ecumenicos em prol da proteção do planeta, da paz, do meio ambiente e etc, tem sido cada dia que passa mais constantes, o fato é que está para se concretizar o que a muito foi predito. Como está nossa comunhão com Deus? Este é ponto principal a ser questionado por cada um de nós.

Notícias e mais notícias nos chegam sobre a grande confederação que está se formando para dá o último grande assalto, mas o que vemos por parte da igreja é uma letargia e constante busca pelo que é terreno e passageiro, enquanto o que é eterno e duradouro tem sido colocado em segundo plano.