27 novembro 2008

Nova Iorque: Estado de alerta após ameaça de atentado

Nova Iorque – Foi reforçada a segurança no estado de Nova Iorque após o anúncio de um possível atentado terrorista da Al-Qaeda na rede de metropolitano nova-iorquina, durante o fim-de-semana prolongado do dia de Acção de Graças.
A polícia de Nova Iorque ficou alerta após a informação não fundamentada de que haveria «planos de terroristas da Al-Qaeda para atacar em massa os transportes de Nova Iorque e imediações.»

Apesar de ser comum este tipo de alertas, a polícia resolveu reforçar a segurança na rede de transportes. O departamento norte-americano de Segurança Interna e o FBI consideram as ameaças credíveis e um porta-voz do FBI confirmou a existência de «informações plausíveis, mas não confirmadas, de que a Al-Qaeda terá discutido» um plano terrorista contra o sistema de transportes da cidade de Nova Iorque e arredores.»

O nível de alerta nacional não foi alterado, cabendo às autoridades locais e estaduais adoptar as medidas que considerem adequadas. Sendo assim, as autoridades optaram por aumentar a segurança nos sistemas de transportes, e aumentar do policiamento e do controlo de passageiros.

Fonte Jornal Digital