08 novembro 2008

Furacão "Paloma" ganha força e passa a ser "extremamente perigoso"

Miami, 8 nov (EFE) - O furacão "Paloma" ganhou força hoje e adquiriu intensidade de ciclone "extremamente perigoso", de categoria 4 e com ventos de 225 km/h, e segue rumo a Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, explicaram que é possível que "Paloma", o oitavo furacão da temporada, aumente ainda mais sua intensidade antes de atravessar hoje as ilhas Cayman e chegar, esta noite, ao centro de Cuba.

Em seu boletim das 10h (de Brasília), o NHC informou que o ciclone "Paloma" continuará a ganhar força hoje, embora não deva superar a categoria 4 na escala de intensidade de Saffir-Simpson (que vai até cinco).

A partir desta noite ou amanhã começará a perder força, mas afetará Cuba como furacão "extremamente perigoso" e representará sérios perigos de inundações e deslizamentos de terras, segundo o NHC.

Continua em vigor um aviso de furacão para as províncias cubanas de Sancti Spíritus, Ciego de Ávila, Camagüey e Las Tunas, e um de vigilância para Granma.

As autoridades cubanas e a população das províncias centrais e a leste da ilha aceleram os preparativos diante da chegada do furacão.

O ciclone deve atingir a costa sul de Cuba logo no início deste domingo pela província de Camagüey e seu olho deve passar próximo à capital da região, de 322 mil habitantes, 534 quilômetros ao sudeste de Havana.

A chegada de "Paloma" à maior ilha das Antilhas acontece apenas dez semanas após outros dois furacões arrasarem Cuba, causando sete mortes e perdas avaliadas em US$ 8,6 bilhões.
Às 10h de Brasília, o olho de "Paloma" estava próximo da latitude 19,7 graus norte e da longitude 79,6 graus oeste a sudeste de Cayman Brac (Ilhas Cayman) e 265 quilômetros a sudoeste de Camagüey (Cuba).

O furacão se desloca rumo a nor-nordeste com velocidade de translação de 13 km/h e deve dar um giro gradual em direção ao nordeste esta noite.

Segundo um provável padrão de trajetória do NHC, o centro de "Paloma" passará hoje sobre as ilhas Cayman e chegará a Cuba esta noite ou na madrugada de amanhã.

Na atual temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 16 tempestades tropicais e oito furacões, inclusive "Paloma".

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) previram que esta temporada será muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderão se transformar em furacões. EFE

Fonte Portal G1