17 novembro 2008

Bispos europeus advertem: «Estamos diante de uma profunda crise espiritual»

Termina a Plenária da COMECE

Por Inma Álvarez

BRUXELAS, sexta-feira, 14 de novembro de 2008 (ZENIT.org).- «A atual crise financeira manifesta uma profunda crise espiritual e um conjunto equivocado de valores»: assim afirmam os bispos da Europa ao concluir nesta sexta-feira a Assembléia Plenária do Comitê de Representantes das Conferências Episcopais da Europa (COMECE), realizada nestes dias em Bruxelas.

A crise atual se reflete na Europa em uma tripla vertente, segundo a análise realizada nestes dias pelos prelados: em primeiro lugar, «o resultado do referendum irlandês, que suspendeu o Tratado de Lisboa e a reforma institucional da UE»; em segundo lugar, «a crise geopolítica surgida do conflito do Cáucaso»; e em terceiro lugar, «a crise financeira e econômica».

Centrando-se nesta última, os bispos assinalam com pesar que «o sentido e o valor do trabalho humano foram retirados pela luta generalizada pelo benefício».

O presidente da COMECE, Dom Adrianus Van Luyn, bispo de Rotterdam, advertiu que não se subestima a crise, porque o que se está questionando é todo o modelo de sociedade ocidental.

«Quem considerar que a causa da crise financeira reside só em uma falta de transparência e de responsabilidade legal, talvez não perceba o fato de que é nosso modelo social que está sendo posto em dúvida», acrescentou.

«Um modelo econômico que está baseado no consumo continuado e ilimitado de recursos limitados só pode acabar mal», acrescentou.

Neste sentido, os bispos crêem que o debate sobre a mudança climática «oferece a oportunidade de questionar o estilo de vida da sociedade ocidental», já que «pergunta pela sobrevivência de uma grande parte da humanidade».

É necessário, portanto, «persuadir não só as mentes, mas também os corações de cidadãos, e convencê-los de que se distanciem do modo de viver predominante em nossos países, muito enfocados no consumo».

A importância do domingo

Outro dos temas tratados, dentro da preocupação geral pelas repercussões da crise, foi o respeito do domingo como dia festivo, questão que está prevista no debate do Parlamento Europeu do próximo mês de dezembro.

Os bispos europeus pedem que se respeite o descanso dominical «como um dos fundamentos da ordem social européia», assim como «uma forma de equilibrar a vida familiar e o trabalho», frente a recentes legislações européias que ameaçam o domingo por questões políticas ou simplesmente consumistas.

Neste sentido, apelam à «responsabilidade dos membros do Parlamento» para que incluam a proteção do domingo na diretriz sobre o horário de trabalho, especialmente neste momento de crise.

Por último, os prelados pedem à Europa que se envolva mais na defesa da minoria cristã do Iraque, e lamentam que a Europa «não se esforce o suficiente» para exigir de outros países o respeito à liberdade religiosa.

Fonte Zenit

Nota: Diante desta informação eu só fico a lamentar por tantos que ainda teimam em não acreditar na mensagem adventista, pois esta notícia, que vem de um site católico, prova que o que temos publicado neste site desde que foi fundado, está acontecendo precisamente como descrito.

Não restam dúvidas de que o mundo está prestes a formar uma imagem à besta e o domingo será o ponto principal em questão.

Crises Existenciais:

Crise Climática - O planeta precisa ser salvo da destruição eminente, para isso é necessário dá descanso a ele, o domingo é a sugestão da Igreja Católica, está bem claro acima.

Crise da falta Alimentos - Irá levar a uma medida extrema, só terão direito à compra de alimentos que estiver de acordo com as novas regras para proteção do planeta e isso inclui a guarda do domingo.

Crise do Terrorismo - Isso levará a uma falsa liberdade religiosa, onde só terão direito à liberdade que estiver dentro do ecumenismo em favor da paz, do planeta e da família.

Crise de Violência - A liberdade e privacidade será totalmente tirada em favor da segurança.

Crise Financeira - Está mostrando que o mundo está no caminho errado e que precisa de uma Nova Ordem Mundial que será imposta com todos os pontos acima citados.

Todas estas crises levarão o mundo a tomar uma providência urgente para tentar resolver o problema. Alguém tem alguma dúvida? Então é só esperar para ver.