13 outubro 2008

VATICANO CANONIZA QUATRO NOVOS SANTOS

CIDADE DO VATICANO, 11 OUT (ANSA) - Será celebrada amanhã no Vaticano a canonização de quatro novos santos da Igreja Católica, entre os quais uma indiana e uma equatoriana.

A cerimônia está prevista para as 10h locais na Praça São Pedro, que já ostenta imagens dos quatro canonizados: o napolitano Gaetano Errico, fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, a suíça Maria Bernarda Buetler, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, a equatoriana Narcisa de Jesus Martillo Moran e a freira indiana Alfonsa da Imaculada Conceição, cujo nome de origem é Anna Muttathupadathu. São esperadas para a canonização delegações dos países de origem dos quatro santos, incluindo o arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, e o arcebispo indiano Varkey Vithayathil.

O arcebispo de Nápoles definiu Errico, que viveu na cidade entre 1791 e 1860, como um "santo atualíssimo para nossa cidade", que "nos ajuda a organizar a esperança".

A canonização de freira Alfonsa, por sua vez, tem um significado especial devido às violências sofridas pelos cristãos na Índia. Milhares de peregrinos chegaram hoje à cidade indiana de Bharanangaram, onde a santa foi sepultada.

Diante da igreja da pequena cidade foi instalado um telão que irá transmitir ao vivo a missa no Vaticano. São atribuídos à freira indiana diversos milagres, entre os quais a cura de um menino de um ano, que agora tem nove e estará presente na canonização.

Já a suíça Maria Bernarda Buetler é tida como símbolo da resistência não violenta à perseguição religiosa e é venerada há muitos anos no Equador, onde abriu um monastério com enfermaria e uma escola para crianças. Vítima dessa perseguição, Maria Bernarda foi obrigada a transferir o monastério para a Colômbia, onde morreu em 1924.

Outra figura cultuada no Equador é Narcisa de Jesus Martillo Moran, que, nas palavras do papa Bento XVI, cumpriu sua missão de "difundir serenidade, esperança e otimismo estando próxima a Deus e aos homens". (ANSA).

Fonte Ansalatina

Nota: Nunca nenhum Papa canonizou tantos santos.