16 outubro 2008

PESQUISA: OS CATÓLICOS LÊEM MAIS A BÍBLIA

Cidade do Vaticano, 15 out (RV) - Nos últimos 40 anos, após o Concílio Vaticano II, os católicos “extinguiram” a distância que os separava dos protestantes na leitura da Bíblia: foi o que disse ontem de manhã Dom Vincenzo Paglia, presidente da Federação Bíblica Católica, apresentando os resultados de uma pesquisa sobre a leitura da Sagrada Escritura em doze países do mundo.

A pesquisa, que se realizou entre novembro de 2007 e julho de 2008, levou em consideração 9 países do hemisfério boreal: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Polônia, Rússia, Espanha, Itália e 3 países do hemisfério austral: Argentina, Filipinas e Hong Kong.

O Concilio Vaticano II deu impulso à leitura individual e comunitária da Bíblia por parte dos católicos, uma experiência até então não era muito presente, ao contrário do mundo protestante, onde o conhecimento direto das Escrituras foi sempre um elemento central da fé.

Os dados que emergiram – explicou Dom Paglia, destacam o notável caminho realizado particularmente pelos católicos: nos últimos 40 anos foi extinguida a distância que se tinha, por exemplo com o mundo protestante”. “Surpreende – acrescentou – a atenção às Escritura que se verificou na Rússia européia”.

O coordenador da pesquisa, Luca Diotallevi, explicou que os dados recolhidos “abrem uma fresta” na diferença da leitura da Bíblia entre católicos e protestantes. (SP)

Fonte Rádio Vaticano

Nota: Por este motivo, cada vez mais, os católicos descobrem a verdade e tomam a decisão correta e muitos ainda tomarão, pois ainda existem muitos sinceros. "...conhecereis a Verdade de a Verdade vos libertará" - disse Cristo.